“O abuso é um problema social, e a Companhia de Jesus não é um satélite alheio a esta realidade e quer contribuir para superá-la” – Palavras do Padre Geral da Companhia de Jesus no inicio do Encontro que ocorreu em Roma

MAGIS BRASIL com Gabinete de Comunicação Cúria Notícias

A Companhia de Jesus em todo o mundo tem priorizado, assim como toda a Igreja, a segurança de crianças, adolescentes e vulneráveis nos ambientes eclesiais. No último dia 11 de março ocorreu em Roma a primeira reunião presencial dos Delegados da Salvaguarda das Conferências Jesuítas para o assunto. As seis Conferências foram representadas até o dia 14, fim da programação.

O Padre Geral, Arturo Sosa SJ, abriu o encontro enfatizando que o abuso é um problema social, e a Companhia de Jesus não é um satélite alheio a esta realidade e quer contribuir para superá-la, dentro e fora da Igreja, como afirma a Preferência Apostólica Universal número 2. O Padre Geral sublinhou que é por isso que a principal característica do novo programa de formação que lançou em dezembro de 2023 é o impacto social.

Arturo Sosa SJ destacou a importância do envolvimento e colaboração dos delegados com diversos outros membros neste programa e na sua implementação eficaz em todas as Conferências da Companhia de Jesus.

O novo programa

O novo programa de formação para a Prevenção de Abusos foi um dos principais temas da agenda desta reunião. O programa começará com o ensino pré-secundário e secundário, formação jesuíta e universidades.

Cultura consistente de proteção

O jesuíta John Guiney SJ e a Dra. Sandra Racionero-Plaza compartilharam com os delegados os desenvolvimentos na arquitetura e no conteúdo da primeira fase deste programa. Estes desenvolvimentos estão a ser feitos em co-criação com diversas pessoas, desde Secretários e Assistentes na Cúria até sobreviventes. Não é mais um programa de salvaguarda, mas procura promover o impacto social, a mudança cultural.

O programa contém evidências científicas de impacto social, dando aos participantes ferramentas específicas para identificar e analisar as raízes sociais dos diferentes tipos de abusos e para intervir junto de toda a comunidade para promover uma cultura consistente de proteção. Este conhecimento é colocado em diálogo com a espiritualidade inaciana.

Na programação, Racionero-Plaza, um pesquisador líder em salvaguarda internacional, abordou as principais questões emergentes levantadas pelos delegados, compartilhando as evidências de pesquisas mais recentes sobre tópicos como assédio entre adultos, consentimento, todo o envolvimento da comunidade, o papel fundamental dos defensores e sua proteção. Mais tarde, o Secretário para a Promoção da Fé na Cúria, Padre James Hanvey, SJ partilhou os desenvolvimentos no módulo de teologia da salvaguarda, que utiliza os Exercícios Espirituais para ler realidades de abuso e abordar a sua mitigação. “Um dos momentos mais consoladores do encontro foi perceber o profundo diálogo e as conexões entre a pesquisa científica e a teologia/espiritualidade inaciana em relação à mitigação e prevenção de abusos. Este diálogo é uma das principais características do novo programa” afirmou um dos participantes.

Formação dos Jesuítas

O delegado para a Formação na Companhia de Jesus, P. Mark Ravizza SJ, apresentou a história da salvaguarda da formação dos Jesuítas, partilhando evidências sobre o trabalho realizado e a necessidade atual de avançar com um currículo nesta área para todas as etapas da formação jesuíta. Os coordenadores do PCCP partilharam os seus primeiros desenvolvimentos deste currículo, que se centra na dimensão comunitária do desenvolvimento humano positivo e da socialização.

O Padre Jaramillo apresentou um quadro claro de justiça social à reunião, lembrando a todos que “os mais vulneráveis precisam estar no centro das nossas preocupações e planeamento nesta nova fase do PCCP”.

Esta primeira reunião presencial ajudou a cultivar um sentido de comunidade entre os delegados da Conferência, salvaguardando-nos e fortalecendo-nos na missão do PCCP.

Compartilhar.
Deixe uma resposta