Encontros online reuniram membros das comissões dos Eixos Pedagogia da Formação e Voluntariado e Inserção Sociocultural para aprofundar fundamentos inacianos e planejar os próximos passos do trabalho em rede com juventudes
Guilherme Freitas via MAGIS Brasil com informações de Giovani do Carmo
Na última quinta-feira, dia 8 de maio de 2025, os membros das Comissões dos Eixos Pedagogia da Formação e Voluntariado e Inserção Sociocultural do Programa MAGIS Brasil se reuniram em encontros virtuais com o objetivo de iniciar o processo de elaboração dos Guias Inspiradores. As atividades, realizadas de forma on-line, foram marcadas por momentos de escuta, formação e diálogo orientados por assessorias especializadas na espiritualidade inaciana.
Companhia de Jesus e as juventudes
Os encontros fazem parte da proposta do Programa MAGIS Brasil, que articula a ação com juventudes nas obras da Companhia de Jesus por meio de eixos que estruturam e orientam a atuação formativa. Nesse contexto, os Guias Inspiradores têm papel estratégico: sintetizam reflexões, metodologias e princípios para fortalecer práticas de acompanhamento e evangelização junto às juventudes.
Formação para construção
O encontro da Comissão do Eixo Pedagogia da Formação foi assessorado pelo Analista no Setor de Regulação e Avaliação da Procuradoria UNISINOS, membro da Equipe do CECREI e membro do Conselho Editorial da Revista Itaici, Ir. Marcos Epifânio, SJ. Já o da Comissão do Eixo Voluntariado e Inserção Sociocultural contou com a assessoria do Superior responsável pelos Primeiros Estudos (Juniorado e Filosofado) em Belo Horizonte/MG, P. Marcos Vinícius Sacramento de Souza, SJ. Em ambas as reuniões, houve um momento de exposição formativa seguido de partilha e aprofundamento coletivo.
Ir. Marcos Epifânio, SJ, contribuiu com reflexões sobre a pedagogia presente nos Exercícios Espirituais e os elementos educativos na experiência de vida de Santo Inácio. “Com um vasto conhecimento sobre o tema, o Irmão nos fez mergulhar na mística dos EEs, apresentando sua estrutura, oferecendo pistas e chaves de leitura indispensáveis para o trabalho de redação do texto que a Comissão irá realizar”, comentou Iracy Junior, membro da Comissão.
Por sua vez, P. Marcos Vinícius, SJ, apresentou perspectivas sobre os experimentos inacianos de voluntariado e inserção sociocultural, a partir das Constituições da Companhia de Jesus e da própria trajetória de Inácio. As contribuições ajudaram o grupo a contextualizar essas experiências como espaços de discernimento e engajamento juvenil.
Envolvimento e trabalho em rede
As comissões são formadas por representantes de diferentes regiões do país e espaços da Rede Inaciana de Juventude. Participam da Comissão do Eixo Pedagogia da Formação: o Coordenador do Eixo, Giovani do Carmo Júnior; a Pastoralista do Centro MAGIS Inaciano de Juventude (CIJ), Aline Sousa Braga; o doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo e membro Grupo de Animação Vocacional Inaciano (GAVI), Iracy Junior; o Pastoralista do Centro MAGIS Burnier, Gabriel Araujo Pacheco; o professor da Universidade Estadual do Ceará e da Faculdade Católica de Fortaleza, Luiz Eleildo Pereira Alves; e os jesuítas Daniel Leonel, SJ, e Eduardo Carvalho, SJ.
Já a Comissão do Eixo Voluntariado e Inserção Sociocultural é composta: pelo Coordenador do Eixo, Giovani do Carmo Júnior; o Pastoralista do CIJ, Geovane Alves de Castro; o Pastoralista do Centro MAGIS Amazônia, Alessy Padilha; a membra do Centro Alternativo de Cultura (CAC) localizado em Belém/PA pertencente à Frente Apostólica Justiça Socioambiental, Ingridy de Jesus Ferreira; e o jesuíta Thalisson Bomfim, SJ
O processo de construção dos Guias Inspiradores seguirá nos próximos meses, integrando escuta, vivência e aprofundamento teórico. As reflexões nascidas desses encontros fortalecerão ainda mais a missão comum da Rede MAGIS de formar jovens para o serviço da fé e o compromisso com a justiça.