Espiritualidade inaciana, integração e reflexões sobre a realidade marcam o inicio do encontro vocacional no Centro de Retiros Vicente Cañas, em Manaus/AM
Guilherme de Freitas via MAGIS Brasil
com informações de Alan Anderson
Na última segunda-feira (16), teve início a experiência Cardoner 2024, no Centro de Retiros Vicente Cañas, em Manaus/AM, reunindo jovens de diversas regiões do Brasil. Tendo como base a espiritualidade inaciana, os 14 participantes buscam aprofundar sua caminhada vocacional e discernir a vontade de Deus em suas vidas, em plena capital da Amazônia.
A experiência começou com um almoço, com pratos típicos da culinária amazônica, que deu as boas-vindas ao grupo. Durante a tarde, foram realizadas atividades de apresentação e entrosamento, seguidas por uma meditação conduzida pelos jesuítas Abneiro Alexandre Uachisso SJ e pelo diretor da casa de retiros Irmão Vicente Cañas, Padre José Paulino Martins, SJ. A reflexão destacou a experiência de conversão de Santo Inácio às margens do rio Cardoner, em Manresa, que transformou sua vida.
“Abrir os olhos e o coração”
À noite, o grupo participou da celebração eucarística, presidida pelo Delegado para Preferência Apostólica Amazônia, Pe. Rogério Mosimann, SJ. A homilia enfatizou a importância de abrir os olhos e o coração para perceber a ação de Deus na realidade ao redor. Em seguida, os participantes assistiram ao documentário “A Carta”, que aborda os impactos da encíclica Laudato Si em diferentes regiões do planeta, incluindo a Amazônia.
O dia encerrou-se com um exame de consciência dirigido pelo Coordenador do Plano de Candidatos, Pe. Ponciano Petri, SJ, momento em que convidou os jovens a revisitarem os aprendizados e reflexões vivenciados ao longo do dia. Com integração, oração e reflexões, o primeiro dia da experiência Cardoner 2024 inaugurou uma semana que poderá render frutos para a própria vida das juventudes. A experiência seguirá até o dia 23 de dezembro.