Colaboradores Contratados dos Centros MAGIS e das agências parceiras conversam sobre a realidade da comunicação na Igreja hoje e debatem estratégias e alinhamentos para uma presença digital mais efetiva
Guilherme Freitas via MAGIS Brasil
Entre os dias 26 e 27 de março, aconteceu de maneira on-line o Encontro de Colaboradores Contratados da Rede MAGIS Brasil, reunindo profissionais dos quatro Centros MAGIS do país, da Equipe Nacional e das agências parceiras: Grupo A Rede e 239 Marketing. O evento proporcionou um espaço de diálogo e aprofundamento sobre a comunicação na Rede, abordando desafios, oportunidades e estratégias para fortalecer sua presença junto às juventudes.
Rumo a Presença Plena
A programação incluiu momentos de reflexão sobre a identidade e missão da Rede MAGIS, além de dinâmicas em grupo que promoveram partilhas. A temática do encontro teve como base o documento do Dicastério para Comunicação Rumo à Presença Plena, que foi escrito em 2023. Para abordar sobre as temáticas do documento e refletindo sobre o caminho que a Igreja tem construído, o atual Coordenador de Comunicação da Cáritas América Latina e Caribe, Marcus Tullius, foi convidado para conduzir a reflexão com o grupo.
A atividade foi avaliada positivamente pelos participantes, que destacaram a importância do espaço para fortalecer a unidade entre os Centros e ampliar a colaboração entre as frentes de comunicação. Além de destacarem o conteúdo como relevante e apontaram a necessidade de aprofundar o uso de novas tecnologias e linguagens para se conectar ainda mais com as juventudes.
Caminhada da Rede
No segundo dia do encontro cada Centro MAGIS apresentou a realidade de como é conduzida a caminhada da comunicação, a partir de suas realidades, partilhando desde a estruturação de como a comunicação acontece, até os projetos que são desenvolvidos dentro desta área. Na sequência, as agências parceiras apresentaram um pouco o que cada uma desenvolve junto ao MAGIS, demonstrando algumas métricas alcançadas no tempo que o trabalho tem sido feito em conjunto.
Após estas apresentações, o atual Coordenador de Comunicação da Rede MAGIS Brasil, Guilherme Freitas, partilhou com o grupo como tem conduzido o fluxo de atividades, demonstrando o organograma a partir dos agentes com quem a comunicação da Rede tem contato, até os projetos. Em sua fala, o coordenador reforçou a necessidade de todos participarem da missão de comunicar, afirmando que os projetos, as plataformas e todo material está aí para ser usado e habitado por cada um dos Centros MAGIS.
Metas e objetivos
Para tornar a caminhada continua e para que este encontro faça brotar frutos, o grupo assumiu como compromisso três objetivos para os próximos passos a serem dados enquanto Rede, destacando o passo de se criar grupos de trabalho para comunicação em cada Centro, envolvendo demais leigos e jovens voluntários.
A troca de experiências entre os Centros MAGIS e as agências de comunicação reforçou a construção coletiva da Rede e sua missão evangelizadora. Entre as sugestões para os próximos encontros, os participantes mencionaram a necessidade de aprofundamento na Espiritualidade Inaciana, fortalecendo a identidade e propósito da comunicação feita para e com os jovens.