O Encontro dos Mestres de Noviços da CPAL, realizado em Feira de Santana (BA), reuniu formadores de toda a América Latina e Caribe para refletir sobre a formação dos novos jesuítas e discutir a adaptação dos programas vocacionais
Jesuitas.lat
Em um clima de fraternidade e discernimento compartilhado, os Mestres de Noviços da Companhia de Jesus na América Latina e no Caribe (CPAL) reuniram-se de 29 de setembro a 3 de outubro de 2025 no noviciado jesuíta do Brasil, em Feira de Santana (BA). O encontro foi uma valiosa oportunidade para fortalecer vínculos, compartilhar experiências e refletir, juntos, sobre o futuro da formação dos novos jesuítas.
O coração desses dias de trabalho foi o enriquecimento mútuo, retomando e aprofundando as reflexões iniciadas no encontro anterior em Mar Grande. Os diálogos giraram em torno dos pilares dessa delicada missão: o acompanhamento do discernimento vocacional e a constante adaptação dos programas formativos às realidades da juventude atual, sem alterar os fundamentos de um noviciado jesuíta.
Participaram deste diálogo fraterno:
Jonas Caprini, SJ (Brasil);
Joel Arellano, SJ (México);
Cristian Peralta, SJ (Província do Caribe);
Virgilio Arias, SJ (Colômbia);
Edil Calero, SJ (Noviciado Interprovincial de Peru, Bolívia e Equador);
Aníbal Lorca, SJ (Venezuela).
O encontro também contou, por dois dias, com a presença do Pe. Hernán Quezada, SJ, delegado de formação da Conferência.
Um dos frutos mais significativos dessa reunião foi o compartilhamento dos avanços nos processos regionais dos noviciados, solicitados pelos 12 provinciais da Conferência no marco do plano de reestruturação e reconfiguração da formação. Confirmou-se que, a partir de janeiro, o Noviciado San Ignacio, em Quito, se tornará o centro formativo comum para as províncias do Equador, Colômbia, Bolívia, Peru e Venezuela. Essa decisão busca fortalecer a colaboração regional e enriquecer a experiência formativa dos futuros jesuítas desde essa etapa tão fundamental.
Pensando no bem-estar dos noviços que já estão em processo formativo, decidiu-se que os noviciados da Colômbia e da Venezuela permanecerão abertos por mais seis meses a partir de janeiro. Esse gesto de cuidado permitirá que os noviços do segundo ano concluam sua formação e se preparem para os votos sem a interrupção que uma mudança de local causaria em uma etapa tão crucial. Também foi compartilhado que o noviciado da Província do Caribe, em Santiago de los Caballeros (República Dominicana), já acolhe noviços da América Central e um noviço do segundo ano da província mexicana.
O encontro reforça o compromisso da Companhia de Jesus em formar jesuítas bem acompanhados, profundamente humanos e prontos para responder com generosidade e criatividade aos desafios da missão no mundo de hoje. Tudo isso aconteceu em meio à extraordinária hospitalidade do noviciado do Brasil — os noviços e a equipe formadora cuidaram de todos os detalhes e foram o “grande ingrediente” que deu profundidade e alegria ao evento.
Saiba mais em: https://jesuitas.lat/











