Colaboradores dos centros, espaços e presenças apostólicas refletiram sobre a diversidade das juventudes e os próximos passos da missão
Guilherme Freitas via MAGIS Brasil
Encontro sobre juventudes brasileiras reuniu colaboradores dos centros, espaços e presenças apostólicas que integram a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil. A formação aconteceu em clima de oração, estudo e partilha, com reflexões sobre a pluralidade das juventudes no Brasil e os desafios pastorais atuais.
Panorama das juventudes no Brasil
A manhã de formação do dia 16 de agosto de 2025 foi conduzida pelo jovem Raylson Araújo que é leigo, catequista, teólogo e mestrando em Teologia Pastoral (PUC-SP). Ele atua na formação de catequistas nas dioceses de Campo Limpo (SP) e Jundiaí (SP), além de colaborar com a Comissão Episcopal Juvenil e com a Articulação Pastoral Digital da CNBB.
Raylson apresentou um panorama das juventudes brasileiras, ressaltando a diversidade de contextos em que os jovens estão inseridos. Ele destacou que essa pluralidade exige da Igreja abertura e escuta atenta:
“É preciso cultivar o diálogo e a escuta, evitando disputas religiosas ou qualquer forma de proselitismo. Os jesuítas e a Rede Inaciana não trabalham com uma única juventude, mas com múltiplas juventudes, cada uma com suas expressões e necessidades próprias”, afirmou Guilherme Freitas, coordenador de comunicação da Rede Inaciana de Juventude.
Reflexões em grupo
Após a exposição, os participantes se dividiram para partilhar experiências e responder a três perguntas:
- Como lidar com jovens que expressam opiniões divergentes em um cenário polarizado?
- Quantos carismas e modelos eclesiais estão presentes em minha comunidade de fé?
- É possível olhar com esperança para o desafio das redes sociais como espaço de missão?
As reflexões reforçaram a riqueza da pluralidade de carismas presentes na Igreja e o convite do Papa Francisco a viver a unidade como poliedro, onde cada diferença contribui para o todo.
Espiritualidade e missão
Foi lembrado também que os Exercícios Espirituais de Santo Inácio são um instrumento valioso para cultivar a escuta, o discernimento e a comunhão entre as diferentes expressões juvenis.
A equipe de coordenação avaliou o encontro como um momento de renovação da missão comum: “Estes momentos de encontro são sempre muito enriquecedores e nos mostram a abrangência do trabalho da Rede em acompanhar as várias juventudes. Ouvir sobre a pluralidade nos provoca sempre à abertura à ação do Espírito, que faz novas todas as coisas e fala a todos os corações”.
Encaminhamentos e próximos passos
O encontro também foi espaço para partilhar os próximos passos da Rede MAGIS. Foi apresentado o lançamento do Relatório Socioambiental 2024, instrumento de comunicação e testemunho do compromisso socioambiental assumido. Os participantes foram incentivados a utilizá-lo na divulgação e fortalecimento da missão da Rede.

Além disso, motivou-se a ampla participação no Jubileu das Juventudes, que acontecerá em 6 de setembro, em Aparecida (SP), como oportunidade de marcar presença no grande encontro da juventude com a Igreja no Brasil. Também foi anunciada a peregrinação ao Santuário do Caaró, em novembro, como encerramento das comemorações dos 10 anos da Rede MAGIS Brasil.
Compromisso da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil
Com iniciativas formativas e experiências missionárias, a Rede reafirma seu compromisso de acompanhar a pluralidade das juventudes, em sintonia com o Programa MAGIS Brasil e as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus.







