Encontro Jovens e Missão nas CEBs inspira protagonismo juvenil 

Compartilhe :
Facebook
Email
X
LinkedIn
WhatsApp
Jovens participam do Encontro Jovens e Missão em Iconha com oficinas e espiritualidade

Evento no Espírito Santo integrou formações, oficinas, espiritualidade e contou com apoio dos grupos paroquiais. 

Guilherme Freitas via MAGIS Brasil 

Encontro Jovens e Missão reuniu cerca de 105 participantes, entre adolescentes e jovens de diversas paróquias no dia 23 de agosto, em Iconha (ES). A atividade fez parte do 29º Encontro de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Região Litorânea, que teve como tema central “CEBs e Missão”

Juventudes em missão 

A programação aconteceu na Paróquia Santo Antônio, em Iconha, e contou com jovens das cidades de Rio Novo, Piúma, Itaipava, Itapemirim, Presidente Kennedy e Marataízes. O encontro iniciou às 14h, com acolhida do pároco Pe. Paulo Finkler, SJ, e da coordenadora paroquial Sheila Silva da Cunha. 

O evento teve ainda o apoio dos movimentos Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) da Paróquia de Iconha, que colaboraram na divulgação, produção de materiais para internet e, durante a programação, na animação musical e serviços de apoio. 

Logo após a acolhida, o coordenador do Eixo Pedagogia da Formação e Voluntariado e Inserção Sociocultural do Programa MAGIS Brasil, Giovani do Carmo, conduziu a formação “Juventudes: comunidade e missão”. Em seguida, uma Assembleia Jovem possibilitou a partilha de desafios levantados previamente pelos participantes.

Oficinas e experiências

No período da tarde, os jovens participaram de oficinas temáticas:

  • A missão no ambiente digital – conduzida pelo Coordenador de comunicação da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, Guilherme Freitas;

  • Construindo comunidades jovens – com Giovani do Carmo;

  • Igreja viva, jovem e missionária – com o Secretário da Frente Apostólica para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. Edson Tomé, SJ.

Após as oficinas, os grupos apresentaram os materiais que construíram e partilharam as reflexões que realizaram em grupo. O dia foi encerrado com um lucernário, momento de oração com músicas e silêncio, que convidou os jovens a contemplarem a presença de Deus em suas vidas e comunidades. 

Voz da juventude 

Os jovens destacaram como a experiência foi enriquecedora e transformadora. 

“No começo não estava muito animada para ir, mas foi uma luz. Superou minhas expectativas. Falar sobre os desafios da juventude é essencial, porque muitas vezes só falta escutar essas coisas para seguir no caminho certo. As oficinas e o lucernário foram incríveis. O encontro todo foi extraordinário. Que venham mais para participarmos.” – Lara Carletti Monte, 15 anos. 

“Achei demais!! Foi muito legal e reflexivo, teve momentos animados que não podia ser melhor e, de novo, foi muito reflexivo que me fez pensar sobre a minha vida.” – Isabella Paganini Vassoler, 14 anos 

Continuidade da missão 

No dia 24, o encontro das CEBs seguiu com uma caminhada até a Associação dos Caminhoneiros (ASCAMES), em Iconha, espaço onde foram realizados momentos de convivência e formação, encerrando com a Missa presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano. 

Essa experiência reforça o compromisso da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil em apoiar iniciativas que favorecem o protagonismo juvenil, a vivência comunitária e a missão na Igreja. O Encontro Jovens e Missão se conecta diretamente ao eixo da Pedagogia da Formação, um dos pilares do Programa MAGIS, fortalecendo a espiritualidade e a ação transformadora dos jovens nas comunidades. 

Veja também 

Vocações Jesuítas
Artigos MAGIS
Canal do WhatsApp do MAGIS Brasil
Compartilhe :
Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Deixe uma resposta