“Neste hospital (Azpeitia) começou a falar com muitos que o visitavam sobre coisas de Deus, e pela graça divina se fez muito fruto” (Autobiografia, 88)

Escrito por Ir. Eudson Ramos, SJ

Estamos diante de mais uma fase na vida de Inácio, na qual ele parte para o “plano B”. Enquanto esperava pela viagem para a Terra Santa, a sua saúde fica debilitada. Por recomendação médica, viaja para descansar em sua terra natal. Fez a viagem desde Paris até a Espanha montado num cavalo que fora comprado por seus companheiros e aproveitou para fazer contatos no intuito de atender às demandas apostólicas. Ao chegar em Loyola, não quis hospedar-se com seus familiares. Esteve entre mendigos e enfermos, pois acreditava que assim poderia reparar, de alguma forma, os maus exemplos que cometera na juventude. O coração estava cheio de paz e alegria.

Importante destacar que Inácio, ao mesmo tempo que tinha presente o desejo de ajudar as pessoas (“almas”), começou a ter conversações espirituais, ensinar o catecismo às crianças e aos humildes, além de motivar que as pessoas pudessem “reformar a vida” e deixar os maus hábitos. Suas “pregações” eram sempre ao ar livre, pois na igreja não cabia toda a gente, e os frutos foram os mais diversos, e as conversões foram as mais variadas.

Posso identificar qual o lugar de minha missão? Quais as ações ou rumos que estou dando à minha vida pastoral? Inácio sabia que sua terra natal não seria o lugar de sua missão. Aquele tempo seria a confirmação de que a experiência do peregrinar o levava a continuar servindo em outros locais. A experiência de ouvir a Deus e escutar os apelos o indicavam para um “caminho diferente”.

Tenho prestado atenção para qual o caminho que Deus tem me conduzido? A vivência da fé e do serviço estão caminhando lado a lado em minha vida? É importante que cada um(a) tenha reservado um tempo de pausa para interiorizar para onde vai seguir o caminho de Deus que o(a) leva a vivenciar o projeto de vida. Inácio ainda não sabia para onde e de que forma seria concretizado o desejo de servir, mas vivia a intensidade de ser instrumento nas mãos de Deus para as crianças, para os pobres e para todas as pessoas que o procuravam no desejo de ouvir uma palavra que consolava e aquecia o coração…

Onde e de que forma tenho renovado as energias para servir ao projeto do Reino de Deus em minha vida?

Texto bíblico: Mt 11, 28-30

#Clique aqui e faça o download da versão para impressão desta reflexão.
Veja também a última reflexão.

Compartilhar.
Deixe uma resposta