A pandemia de coronavírus que o mundo enfrenta interpela cristãos e cristãs a acompanharem Jesus em seu caminho à vida. A Ressurreição de Jesus é fonte de vida, de esperança. Deus não nos abandona. Ele está vivo e vivo no meio de nós. Sua presença é comprovada por meio de inúmeros sinais. Convidamos todos e todas a entrarmos em sintonia espiritual e orarmos em intenção comum pelo fim da epidemia, pelos doentes, pelos que cuidam dos doentes, pelos que estão recolhidos em casa, pelas autoridades responsáveis por criar medidas de contenção da pandemia.

Entraremos em oração comum, às 20h, neste 22 de maio. Cada um de suas casas, estaremos unidos, como comunidade dos seguidores e seguidoras de Jesus de Nazaré, que consola e convoca à vida.

Você pode fazer o momento de forma individual, se estiver só; ou convidar seus familiares para rezarem junto com você.

 

Jesus aparece aos discípulos de Emaús

Ambientação: acenda uma vela, diminua as luzes, silencie o celular e procure conectar-se consigo mesmo/a, com as pessoas que estão com você, com as outras que estão rezando em outras partes do país e com Deus. É um momento de sentir que “tudo está interligado”.

Preparação: encontre uma posição confortável. Respire, profundamente, várias vezes. Tome consciência que está na presença de Deus.

Recordação: traga à memória as notícias, as imagens vistas ao longo do dia, as pessoas e perceba como está seu coração. Sinta os sentimentos, os pensamentos. Ouça seu coração. Se ajudar, você poderá tocar no seu pulso para sentir o pulsar de seu coração. Se estiver com sua família, podem fazer um breve momento de partilha desses sentimentos e pensamentos.

Inspiração evangélica: “E eis que, nesse mesmo dia, dois dentre eles se dirigiam para uma aldeia chamada Emaús, a duas horas de viagem. Eles falavam entre si de todos esses acontecimentos. Ora, enquanto falavam e discutiam um com o outro, o próprio Jesus os alcançou e caminhava com eles; mas os seus olhos estavam impedidos de o reconhecer […]. E disseram um ao outro: Não ardia o nosso coração quando ele nos falava no caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lucas 24, 13-16.32). Hoje, somos convidados/as a lembrar daqueles/as que promovem a esperança. São inúmeras pessoas (crentes e não crentes) que estão fazendo o bem. Pessoas que se colocam a caminho, mesmo que virtualmente, para acompanhar, ajudar, conversar, para aquecer o coração daqueles/as que estão tristes, abatidos/as e frustrados/as.

Preces:

  • Senhor, pedimos por cada pessoa que tem colocado seus dons e talentos a serviço daqueles que estão sendo mais afetados pela pandemia de coronavírus. Fortaleça-os com saúde e esperança para que possam seguir doando-se aos irmãos e irmãs que mais têm precisado.R.: Senhor, escutai a nossa prece.
  • Senhor, pedimos que, mesmo em meio às dificuldades que esta pandemia nos impõe, possamos também nós, assim como os discípulos de Emaús, vivermos uma experiência profunda de sua presença como Ressuscitado em nosso meio.
  • Senhor, pedimos pelos/as cientistas do mundo todo que se dedicam a pesquisar as soluções médicas para a pandemia e aos governantes, responsáveis por medidas de contenção da crise. Inspira-lhes com o espírito de sabedoria, ânimo e senso de responsabilidade pública.
  • Senhor, pedimos pelo fim desta pandemia que tanto mal tem causado aos seus filhos e filhas. Que cada um e cada uma de nós possa assumir o que lhe cabe e é possível, a fim de que, juntos, possamos barrar a disseminação da doença.

Gesto concreto: Muitas pessoas vivem sozinhas ou estão se sentindo sós. Que tal entramos em contato, virtualmente, para conversarmos na perspectiva dos discípulos de Emaús? Aquecer o coração, animar e promover a esperança.

Pai-Nosso

Oração Final: Senhor, dá-nos a graça da sensibilidade. “Onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz”. Dá-nos coragem para amar e servir. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Compartilhar.
Deixe uma resposta