Evento promovido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em parceria com a Rede Inaciana de Juventude e CRB Nacional, é ato concreto da Campanha “Ser Mais Com os Demais” e reúne mais de 120 participantes
Ronnaldh Oliveira via MAGIS Brasil
A noite de terça-feira, 27 de agosto, foi marcada pelo inicio do Curso de Atualização para Acompanhamento Vocacional, promovido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em parceria com a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil e a CRB Nacional. O evento contou com a presença de mais de 120 participantes, incluindo leigos, religiosas, sacerdotes e bispos.
A aula inaugural foi conduzida pela irmã Maria Inês Vieira, MAD, ex-presidente da CRB Nacional, que abordou temas cruciais para o acompanhamento vocacional. Em sua fala, a irmã enfatizou a importância de começar o curso em sintonia com Papa Francisco, que inspirou o tema do Mês Vocacional 2024: “uma sinfonia vocacional”.
Fugir do Magistério Paralelo
A religiosa destacou ainda a necessidade de se alinhar ao Concílio Vaticano II e ao atual Magistério Pontifício para fortalecer a unidade e a credibilidade da Igreja. Ela criticou o surgimento de um “magistério paralelo” que se opõe aos valores evangélicos e à missão da Igreja, alertando para os riscos do fundamentalismo que compromete a autenticidade da vocação cristã.
Igreja como Povo de Deus
A aula também sublinhou a relevância do olhar para a vocação cristã promovido pelo Concílio Vaticano II, que redefiniu a Igreja como o Povo de Deus e promoveu a vocação de todos os batizados, não apenas dos ministros ordenados. Segundo a irmã, é essencial compreender a vocação como uma sinfonia, onde cada voz contribui para a harmonia do corpo eclesial.
O evento contou ainda com a participação do Secretário para Juventude e Vocações, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ, do coordenador da campanha “Ser Mais com os Demais” e diretor do Centro MAGIS Burnier, Irmão Ubiratan Costa, SJ, e da referencial para Juventude e Vocações da Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Maristela Ganassini, FSCJ.
Nova cultura
Este curso visa promover uma nova cultura de acompanhamento vocacional, baseada na sinodalidade e na conformidade com os sentimentos e opções de Jesus. A expectativa é que as discussões e reflexões ao longo do curso contribuam para uma Igreja mais unida e compromissada com o projeto do Pai. Serão 14 aulas totalmente online às terças-feiras.