Mesa redonda na Reunião Ampliada do MAGIS Brasil apresenta experiências de redes parceiras no trabalho com a juventude. 

A noite do sábado, 15 de outubro, na Reunião Ampliada do MAGIS Brasil, foi marcada, entre outras coisas, pela Mesa Redonda: A missão das redes numa perspectiva do trabalho com juventude. Representantes de várias redes com trabalho direto ou indireto junto às juventudes partilharam suas ações e perspectivas para missão e parcerias com a Rede Inaciana de Juventude. 

O momento de partilha contou com a presença da Ir. Valéria Andrade Leal, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB; do Pe. Agnaldo Junior, SJ, diretor nacional do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, SJMR; Ir. Maristela Ganassini, assessora nacional do Setor Juventudes e Novas Gerações da Conferência dos Religiosos do Brasil, CRB; Isabelle Ribeiro, do Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida, OLMA, e; Ir. Sueli Aparecida Bellato, coordenadora do Regional Brasília da CRB. 

Redes que se conectam 

Mesmo não tendo foco exclusivo no público jovem, Pe. Agnaldo Junior,SJ comenta que esse público representa uma parcela significativa dos que buscam refúgio no Brasil. “Em 2020, 84,7% dos solicitantes de refúgio tinham menos de 39 anos, portanto, a face da migração e refúgio no Brasil é jovem”, constata. 

Na perspectiva das redes que se conectam, Agnaldo lembra o trabalho em parceria com o MAGIS Brasil realizado em 2018, a partir do Eixo Voluntariado e Inserção Sociocultural: “Em 2018 houve uma experiência muito boa! Desejo que o voluntariado volte com força. Contatos que podem adquirir forças novas para colaborarmos juntos na construção da missão”, comenta Agnaldo. 

Ampliar parcerias pela vida da juventude 

Outros anseios e desejos de caminhar junto foram externados pelos participantes da mesa. Como da Ir. Maristela Ganassini, da CRB Nacional. “O desejo é cativar e oferecer o melhor de nós, para que as vocações sejam promovidas através da aproximação, do encantamento, da empatia, do estar com e caminhar juntos e, principalmente, amar”, enfatiza.  

“Estamos desejosos para caminhar junto ao MAGIS Brasil, para juntos e juntas olharmos para as juventudes do Brasil”, partilha Ganassini. A mesa foi encerrada com a fala da Ir. Sueli Aparecida Bellato, da CRB de Brasília e o questionamento que ressoa e inquieta o trabalho em rede: “O compromisso com o batismo é que nos faz estar juntos nos mesmos projetos e nos mesmos sonhos. O que nos falta para mudar essa realidade atual?”. 

Compartilhar.
Deixe uma resposta