Evento reuniu milhares de jovens no Santuário Nacional com formação, espiritualidade, comunicação e compromisso social.
Guilherme Freitas via MAGIS Brasil
Entre os dias 3 e 6 de setembro de 2025, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) recebeu milhares de jovens de todas as regiões do Brasil para celebrar o Jubileu dos Jovens, com o tema “Peregrinos da Esperança”. A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil participou ativamente do encontro, que integrou o Ano Santo Jubilar da Igreja, trazendo momentos de formação, espiritualidade e compromisso com a missão.
Representaram a Rede: Pe. Edson Tomé, SJ, Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil e Diretor do Centro MAGIS Anchietanum; Ir. Bira Costa, SJ, Diretor do Centro MAGIS Burnier; Pe. Jobson Ramos, SJ, Diretor do Centro Inaciano de Juventude; Guilherme Freitas, Coordenador de comunicação da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil; e Daniel Romano, Comunicador do Centro MAGIS Burnier.

Atualização do Documento 85
Na quarta-feira (03), os participantes abordaram sobre a atualização do Documento 85 – Evangelização da Juventude, a partir do método Ver, Julgar e Agir. Na etapa do Agir, os participantes foram divididos em linhas de ação para analisar propostas do novo texto, identificar desafios e propor estratégias. O processo de escuta reforçou o compromisso da Igreja em caminhar junto às juventudes na missão evangelizadora.
Projeto Cuidar da Vida e COP30
O segundo dia (04) foi marcado pela apresentação do Projeto Cuidar da Vida, promovido pela CNBB, trazendo seus avanços e desdobramentos. A iniciativa busca prevenir o suicídio entre adolescentes e jovens, capacitando lideranças e agentes para acolher e criar redes de apoio. Segundo a OMS, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 18 a 29 anos, e o projeto pretende enfrentar essa realidade por meio de minicursos e atividades.
Além disso, a programação incluiu reflexões sobre o Jubileu da Esperança e a participação da juventude na COP30, incentivando o engajamento das juventudes nesta temática e também no envolvimento do evento que acontecerá no final do ano.
Evangelização no ambiente digital
Na sexta-feira (05), aconteceu a integração entre o RDJ2025 (Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos, Assessores e Líderes Jovens) e o RISE UP – 3º Seminário de Jovens Comunicadores. O encontro abordou as novas linguagens da evangelização digital, destacando ética na comunicação, produção de conteúdo e a missão pastoral no ambiente online.
Romaria Nacional da Juventude
O ponto alto do Jubileu aconteceu no sábado, 6 de setembro, com a Romaria Nacional da Juventude. O dia foi marcado por oração, catequeses, missa televisionada, adoração, show de Diego Fernandes e do Terço Luminoso.
A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil esteve presente também com uma caravana organizada pelo Centro MAGIS Anchietanum, em parceria com a Pastoral da Juventude, a Congregação das Filhas de Jesus, o Centro MAGIS Burnier e o Centro Inaciano de Juventude. Dois ônibus levaram jovens que participaram das atividades propostas no dia.

Durante a programação, o coordenador do eixo Pedagogia da Formação do Programa MAGIS Brasil, Giovani do Carmo, juntamente com alguns jovens que compõe a Comissão Episcopal para Juventude, anunciaram o lançamento do curso “Os direitos das pessoas em situação de rua”, fruto da parceria entre a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, a Campanha da Fraternidade 2026, a Pastoral Nacional do Povo da Rua e a Comissão Episcopal para a Juventude. O curso terá início em outubro de 2025, com inscrições previstas a partir de 15 de setembro.
Peregrinos da Esperança: juventude em comunhão
A presença da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil no Jubileu dos Jovens reafirma sua missão de caminhar com as juventudes, promovendo escuta, fé, formação, cuidado com a vida e compromisso social.




Veja também:
Canal do WhatsApp do MAGIS Brasil
Artigos sobre juventudes
Rádio Amar e Servir







