Leão XIV realiza primeira missa com novo formulário litúrgico e faz apelo por conversão ecológica
MAGIS Brasil com Vatican News
Em um gesto simbólico e profético, o Papa Leão XIV celebrou, na última quarta-feira, 09 e julho de 2025, a primeira missa pela proteção da Criação, utilizando o novo formulário litúrgico dedicado à temática ecológica. A celebração aconteceu no Borgo Laudato Si’, localizado na Vila Pontifícia de Castel Gandolfo, e reuniu colaboradores do Centro que leva o nome da encíclica de Papa Francisco.
A nova fórmula da missa foi apresentada oficialmente em 3 de julho pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Segundo o Papa, ela expressa o desejo de integrar à vida litúrgica da Igreja o compromisso com a ecologia integral, como sinal concreto da conversão que o tempo atual exige.
“Devemos rezar pela conversão de muitas pessoas, dentro e fora da Igreja, que ainda não reconhecem a urgência de cuidar da casa comum”, afirmou Leão XIV durante a homilia.
Um olhar contemplativo para romper a crise
O Papa recordou que a crise ecológica atual é fruto da ruptura da relação com Deus, com os irmãos e com a terra. Por isso, é necessário um olhar contemplativo, capaz de perceber o valor de todas as criaturas como dom de Deus. “O Evangelho nos permite entrever o Ressuscitado presente em nossa história virada de cabeça para baixo”, destacou o Santo Padre.
Além disso, comparou o espaço natural onde a missa foi celebrada a uma catedral viva, destacando a beleza da criação como lugar privilegiado para a Eucaristia. “A liturgia representa a vida, e vocês são a vida deste Centro Laudato Si’”, agradeceu o Papa aos colaboradores do projeto.
Eucaristia e ecologia integral
Em sua homilia, Leão XIV relacionou a Eucaristia com o coração da ecologia integral, citando o número 236 da Laudato si’. “Na Eucaristia, já está realizada a plenitude, sendo o centro vital do universo, centro transbordante de amor e de vida sem fim”, disse.
O Papa também incentivou os fiéis a escutarem o clamor da terra e dos pobres, assumindo o compromisso profético de transformar injustiça em justiça. “A voz do Senhor compromete a Igreja com a profecia”, concluiu
O Bordo Laudato Si’: um laboratório de reconciliação
Criado em 2023, o Borgo Laudato Si’ é um espaço educativo e formativo voltado à proteção da Casa Comum, nascido da inspiração da encíclica Laudato si’. O local abriga o Centro de Ensino Superior Laudato Sì, que desenvolve ações de conscientização, espiritualidade e ciência. Para o Papa, o Borgo é um laboratório vivo de reconciliação com a criação, onde se buscam formas eficazes e concretas de cuidado com a natureza. “Asseguro minha oração e meu encorajamento a todos vocês que se dedicam a esta missão”, afirmou.







