No encontro do GAVI, participantes refletem sobre o cuidado com a criação e o compromisso de servir, à luz da Laudato Si’ e do Evangelho
Ir. Douglas Turri, SJ com informações de Alan Cavalcante, SJ
Nos dias 24 e 25 de maio, cinco jovens participaram do encontro do Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI), promovido pelo Núcleo Apostólico João Pessoa (PB) e Recife (PE). O momento teve como objetivo aprofundar a compreensão da vocação como um chamado ao serviço concreto no mundo, por meio de atitudes, ações e escolhas.
Durante o encontro, os participantes refletiram sobre a missão como expressão prática da vocação: enquanto a vocação aponta para o propósito de vida, a missão se traduz nos meios pelos quais esse propósito se realiza. Inspirados pela espiritualidade inaciana, os jovens foram convidados a refletir sobre seus caminhos à luz do Evangelho.
A programação também incluiu um momento de oração e partilha, promovido pelo Instituto Humanitas Unicap Paraíba (IHU-PB), com o tema “Enviados a serem testemunhas do Senhor”, seguido de uma celebração eucarística.
O encontro foi ainda permeado pela inspiração da Carta Encíclica Laudato Si’, que completou dez anos. O documento do Papa Francisco tornou-se um marco na promoção do cuidado com a Casa Comum, propondo uma ecologia integral como caminho de fé e responsabilidade. Reforçando esse compromisso, a Companhia de Jesus renovou seu empenho em educar para a consciência crítica e o cuidado com a criação como parte essencial de sua missão nos próximos anos.
Trilhando o caminho da espiritualidade inaciana, conduzidos pelo Espírito Santo e impulsionados pelo desejo de servir, os jovens do GAVI seguem em discernimento, buscando responder com generosidade ao chamado de Deus no mundo de hoje.










