Rede de Juventude marca presença no II Congresso para escutar processos e atuar diretamente com alunos e antigos alunos da Rede Jesuíta de Educação
Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
O II Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica e o VII Congresso Inaciano de Educação iniciaram no final da tarde de terça-feira (06), reunindo quase 450 educadores, famílias e estudantes das 17 unidades educativas da Rede na PUC-Rio, no Rio de Janeiro/RJ. Entre os convidados do Congresso estavam o Secretário para Juventude e Vocações da Província Jesuíta do Brasil, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ, o estudante e secretário executivo para o eixo Vocações, Aldeman Neto, SJ, e o coordenador de comunicação nacional do MAGIS Brasil, Ronnaldh Oliveira.
“Que o diálogo nos inspire”
Após a Missa de Abertura, presidida pelo cardeal Dom Orani João Tempesta, O.Cist, arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o sócio da Província Jesuíta e seu representante no evento, Ir. Davidson Braga, SJ, destacou que o Congresso é uma oportunidade de celebrar a tradição de inovar da Companhia de Jesus. Ele fez um convite para que todos assumissem a campanha Ser mais com os demais, uma iniciativa do Programa Vinde e Vede que busca fomentar um trabalho colaborativo entre todas as redes que compõem a Província Brasil. “Que possamos, com as novas gerações que acompanhamos no dia a dia, construir um futuro cheio de esperança e que o diálogo com os jovens verdadeiramente nos inspire a sermos mais integrados, mantendo viva essa tradição em inovar”, afirmou.
Ação com a PUC-Rio
Já no segundo dia de Congresso, a Pastoral Anchieta da PUC-Rio, em parceria com a Rede Inaciana de Juventude, reuniu alunos e antigos alunos das 17 unidades da Rede de Educação para uma imersão no trabalho e na ação articulada à luz da campanha provincial Ser + com os demais. Divididos em grupos, os alunos precisaram dialogar a partir de recortes de revistas, desenhos e colagens para responder, de forma grupal, à pergunta: “O que é ‘ser mais com os demais’ para nós?”
Yasmin Costa, do Colégio Jesuíta de Nova Friburgo/RJ, afirmou que foi um desafio, mas que gostou do resultado final: “Nós não nos conhecíamos. Estive em um grupo diversificado, com diferentes pessoas, e para responder à proposta, tivemos que nos ouvir uns aos outros para construirmos juntos uma resposta final. Não é fácil, mas valeu a pena.”
Conduzidos pelo Magis
Na quinta-feira (08), terceiro dia do Congresso, a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL – conduziu a oração, um motor essencial para o bom andamento das atividades. No dia que marcou o protagonismo dos alunos e antigos alunos no palco do Congresso, a Rede de Juventudes, na espiritualidade matutina, abordou temas como trabalho conjunto, ação em rede e o olhar para os jovens.
“Não rezamos apenas o tema da campanha provincial Ser + com os demais, mas falamos de uma cultura que cada vez mais necessita ser vivenciada em nossos espaços. No dia em que os jovens são os maiores protagonistas no Congresso, termos como Rede, abertos os trabalhos deste dia, é muito significativo, porque estamos aqui não só por eles, mas também com eles. Isso faz a diferença”, ressaltou o secretário para juventude, padre Edson Tomé, SJ.
Logo após o momento de espiritualidade, os participantes ouviram as provocações estudantis sobre diversas temáticas, como o poder transformador da educação, a importância da formação integral, o engajamento político dos alunos, o crescimento humano para além da sala de aula e o impacto do ChatGPT na educação.
Último dia de atividades
Na sexta-feira, último dia de atividades, o Colégio Santo Inácio acolheu o evento em seu auditório Padre Pedro Arrupe, SJ, com a presença do secretário para educação da Província, padre Sérgio Mariucci, SJ. A programação foi encerrada com a celebração da Eucaristia, presidida pelo diretor-geral do Colégio Santo Inácio, Pe. Adilson Silva, SJ, e concelebrada pelos padres Sérgio Mariucci, SJ, José Alberto Mesa, SJ, Leandro de Castro, SJ, assessor de Formação Religiosa do CSI e prefeito da Igreja Santo Inácio, e Roberto Padilla, SJ, presidente da Flacsi.
Durante a homilia, Pe. Adilson fez importantes afirmações sobre a fé católica: “Nós somos formados na escola do Senhor. Por isso, continuamos juntos no mesmo caminho, porque nós não o perdemos ao longo da nossa vida, do nosso aprendizado e do nosso ensino”, explanou. No fim da celebração eucarística, Fernando Guidini entregou medalhas comemorativas aos diretores das escolas, em homenagem aos 10 anos da RJE, sob a bênção do Pe. Adilson. Os participantes puderam, ainda, almoçar e visitar as dependências do Colégio Santo Inácio.
A III Edição do Congresso da Rede Jesuíta de Educação ocorrerá em 2029, na cidade de Porto Alegre/RS.