Padre Edson Tomé Pacheco, SJ encontrou-se com o Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Colégio Antônio Viera e com a gestão do Centro de Estudos e Ação Social de Salvador
Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
A sexta-feira (10) começou cedo para o Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ que viajando a capital baiana, encontrou-se com o Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA) do Colégio Antônio Vieira, um dos principais centros educacionais da cidade e administrado pela Companhia de Jesus.
Além de explicar a estruturação da Rede Inaciana de Juventude, padre Edson Tomé, SJ trouxe elementos do novo ciclo Apostólico que vive a Província no Brasil e salientou a importância da articulação em Rede.
“Precisamos cada vez mais crescer nesses ambientes. Para melhor acompanharmos as juventudes, precisamos unir forças, criar mais ambientes como estes, de partilha e formação, para crescermos juntos. Se buscamos o magis inaciano, precisamos entender que o trabalho em rede é essencial para avançarmos. Nós aprendemos com vocês e vice-versa”, afirnou o secretário.
O encontro que reuniu pastoralistas, professores, orientadores pedagógicos e jesuítas, formou um abiente de troca de ideias e partilhas de atividades e ações.
Padre Edson Tomé ainda partilhou acerca da responsabilidade que a Companhia tem dentro da escola de acompanhar os jovens na construção de seus projetos de vida.
“A Terceira Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus já nos coloca no caminho do acompanhamento juvenil. A escola é um ambiente seguro para um acompanhamento eficaz e a construção de projetos de vida, visando um futuro cheio de esperanças. O MAGIS pode colaborar com isso!”, concluiu o sacerdote com um exemplar do Livro “Projeto de Vida” das edições Loyola, produzido pela Rede Inaciana de Juventude.
A reunião ainda contou com troca de experiências e duvídas que na ocasião foram tiradas.
Visita ao CEAS
No período da Tarde, o secretário visitou junto com o estudante jesuíta Jeferson Spindola, SJ, o Centro de Estudos a Ação Social, obra da Companhia de Jesus que trabalha diretamente com os movimentos sociais da região.
Em diálogo com a coordenadora local, padre Edson Tomé conheceu os espaços do prédio utilizados pela missão e se enteirou das ações que o Centro realiza diretamente com as juventudes da região.
O CEAS
O Centro de Estudos e Ação Social é uma A equipe associação sem fins lucrativos fundada pela Companhia de Jesus, em 1967, e atualmente é integrada por uma equipe multidisciplinar. O trabalho político-educativo que o CEAS desenvolve, junto a comunidades e movimentos sociais de diferentes regiões da Bahia, tem como eixo fundamental o fortalecimento da autonomia e da organização desses grupos populares. Essa atuação é dedicada à transformação da realidade social, com o objetivo de combater a desigualdade social e as mais distintas opressões às quais está submetida a maioria da população brasileira.