O Nordeste e o Sudeste brasileiro protagonizam diversos encontros vocacionais entre o final de abril e o primeiro final de semana de maio
Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
O mês mariano começou com Encontros Vocacionais inacianos em várias localidades do país. Os diversos jovens refletiram acerca da espiritualidade inaciana, do confronto pessoal e da figura de Nossa Senhora em suas vidas. A Companhia de Jesus em todo o território nacional tem tido como prioridade o acompanhamento personalizado de jovens na construção de seus projetos de vida, e os Grupos de Acompanhamento Vocacional Inaciano têm sido um espaço fecundo para essa reflexão.
GAVI no Sudeste
No primeiro final de semana de maio, os vocacionados de Minas Gerais participaram dos Exercícios Espirituais em Etapas promovidos pelo MAGIS BH em parceria com as religiosas Filhas de Jesus.
Os 10 jovens que participaram do “Sábado de Espiritualidade” promovido pelo Centro Loyola da PUC Rio e refletiram a partir da temática “Vivei como ressuscitados” tiveram posteriormente um momento de convivência e confraternização com os paroquianos da Igreja de Santo Inácio na capital carioca.
“Foi um fim de semana que me trouxe consolação e ao mesmo tempo me provocou a seguir. Me trouxe clareza do momento que estou vivendo e a certeza de que a companhia se preocupa com cada vocacionado e os cuida de modo particular e personalizado”, afirmou o vocacionado de Petrópolis José Luiz Castro.
Já na Capital Paulista, os presentes puderam refletir a partir da presença de uma religiosa da congregação das Irmãs de Santo André, sobre a figura de Maria e sua vocação de “Mãe do Salvador”. O encontro ocorrido no Centro MAGIS Anchietanum, foi iniciado tradicionalmente com a Tarde de Espiritualidade que também trouxe o tema mariano.
GAVI no Nordeste
O Noviciado também se reuniu com os jovens inquietos para um maior aprofundamento de suas vocações. O encontro ocorreu em Feira de Santana, na Bahia, sede da etapa formativa dos que professarão os votos como Jesuítas.
O GAVI Ceará também encontrou tempo para se reunir. Juntamente com os dois candidatos ao Noviciado da Companhia de Jesus residentes em Russas/CE, Pedro Paulo Weizenmann e Daniel Tomazeli, os vocacionados vivenciaram de forma conjunta a segunda etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens. Além da reunião mensal, houve partilha da caminhada, bem como o acompanhamento individual já previsto no cronograma.
O Núcleo Apostólico Pernambuco e Paraíba também se reuniu com cinco vocacionados para rezar a vida a partir do carisma de Santo Inácio de Loyola.
Os GAVIS
O serviço de acompanhamento acontece de forma pontual e contínua com aqueles que se encontram inquietos vocacionalmente. O jesuíta busca, no acompanhamento, apresentar e perceber sinais vocacionais no jovem para a Companhia de Jesus.
Este acompanhamento ocorre de forma individual e em grupos, por meio dos GAVI (Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano). Após o acompanhamento vocacional responsável e contínuo, aprovado, o jovem é levado a viver a experiência do Plano de Candidatos, tendo como horizonte a entrada no Noviciado.
Imagens: Arquivo MAGIS Brasil