Realizado em Manaus/AM, a conferência também foi marcada pela posse do novo delegado para Preferência Apostólica Amazônia
Jenniffer Silva – Via MAGIS Brasil
Com informações de Ronnaldh Oliveira
Terminou nesta quinta-feira (30), o Encontro da Preferência Apostólica Amazônia (PAAM). Realizado na Casa de Retiro Irmão Vicente Cañas, em Manaus/AM, a assembleia reuniu cerca de 60 pessoas, entre religiosos jesuítas e colaboradores que atuam na região amazônica para a reflexão do tema: “Discernindo novos caminhos para a nossa missão”.
Originalmente, a convenção ocorre a cada dois anos, contudo, devido à pandemia de Covid-19, sua última edição presencial se deu em 2018.
EM UNIDADE
Formado por cinco núcleos apostólicos (Mato Grosso; Acre – Rondônia; Manaus; – Pará e Roraima), a PAAM é responsável pela atuação da Companhia de Jesus em relação aos povos amazônicos.
Além de seus representantes, estiveram presentes no encontro o Presidente da Conferência dos Provinciais da América Latina e do Caribe (CPALl) e do Governo da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre Rafael Garrido, SJ; o Sócio e Admonitor Provincial, Irmão Davidson Braga, SJ; o Secretário para a Juventude e Vocações, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ, e o Secretário para a Justiça Socioambiental, Padre Jean Fábio, SJ.
Para o Padre David Romero, SJ, que acaba de concluir o sexênio como Delegado para a PAAM, o trabalho realizado pela Preferência significa uma resposta à Companhia de Jesus, que conta com este serviço para melhor servir o povo amazônico: “muito forte tem sido a diversidade entre os jesuítas e colaboradores que nos ajudam a formar um corpo apostólico mais forte em favor do Reino, enfrentando tantos desafios e demandas com coragem, empenho e criatividade”.
O segundo dia de encontro foi marcado pela posse do Padre Rogério Mosimann, SJ, como novo Delegado para a PAAM.
SER MAIS AMAZÔNIA
Estruturado na metodologia de ver, julgar e agir, a assembleia apresentou os trabalhos realizados na região amazônica, por meio obras e serviços locais, que têm sua atuação pautada nos aspectos da migração, dos povos indígenas, das juventudes, da educação popular, da justiça socioambiental, da Igreja e da espiritualidade.
Além disso, trabalhou-se o planejamento estratégico de cada um dos núcleos, visando compreender onde a PAAM deve se colocar.
O último dia da conferência foi marcada pela realização de plenária sobre os consensos e inspirações para o trabalho que será realizado nesta nova etapa da Preferência Apostólica.