No evento, Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil enfatizou a necessidade de criação de espaços colaborativos para responder os desafios enfrentados pelas juventudes
Caio Viera via MAGIS BRASIL
O Colégio Diocesano de Teresina foi palco do I Colóquio de Juventudes do Núcleo Apostólico do Piauí (NAP) nos dias 10 e 11 de novembro, reunindo líderes juvenis, educadores e pesquisadores. Com o tema “Acompanhar os Jovens na criação de um futuro cheio de esperança”, o evento teve como foco entender e discutir as complexas realidades sociais, políticas e eclesiais das juventudes da capital piauiense.
O pesquisador do NUPEC/UFPI, Elton Guilherme, abriu o colóquio com uma análise detalhada sobre o perfil da juventude piauiense, ressaltando questões como baixa escolaridade e o anseio dos jovens em contribuir positivamente para a sociedade. As discussões também abrangeram as realidades eclesiais, com Gil Kairós da Pastoral da Juventude e Pe. Paulo Veríssimo, SJ da PUC-Rio oferecendo insights sobre os desafios e a espiritualidade juvenil.
O evento foi concluído com uma chamada à ação pelo Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. Edson Tomé Pacheco, SJ, enfatizando a necessidade de espaços colaborativos para responder aos desafios enfrentados pelas juventudes. A Comissão de Juventudes e Vocações destacou a importância de um plano coletivo para 2024, reiterando o compromisso de criar espaços de reflexão e troca que envolvam os jovens, instituições e pessoas comprometidas com seu desenvolvimento.
Este colóquio marcou um passo significativo na busca por um futuro mais esperançoso para os jovens de Teresina, demonstrando o poder da colaboração e do diálogo entre diferentes gerações e setores da sociedade.