Convivência, celebrações, partilhas e formações compuseram a agenda de compromissos do Secretário para juventude e Vocações em Feira de Santana (BA)
Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
O final de semana da Ascensão do Senhor foi marcado pela presença do Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ ao Noviciado Jesuíta em Feira de Santana (BA). Além da convivência com os noviços, o sacerdote protagonizou uma formação para membros da Arquidiocese de Feira de Santana e uma conferência aos noviços.
Formação para a Arquidiocese
No sábado (11) no período da tarde, membros da Arquidiocese de Feira de Santana, envolvendo padres, religiosas, atores do Serviço de Animação Vocacional (SAV), leigos comprometidos, vocacionados, jovens de comunidades paroquiais, noviços jesuítas e comunidade formadora do noviciado fizeram-se presentes para uma formação acerca da temática: “Desafios e Esperanças no trabalho com as juventudes”.
Padre Edson Tomé Pacheco, através da apresentação da Rede Inaciana de Juventude, explanou aos presentes, desafios que enfrenta cotidianamente na missão de acompanhar as juventudes.
Já o coordenador de Comunicação Nacional da Rede Inaciana de Juventude, Ronnaldh Oliveira, levou o auditório a refletir sobre a importância e a responsabilidade da presença eclesial nos ambientes digitais a partir do magistério do Papa Francisco.
Encontro pessoal com os noviços
No domingo (12), Ascensão do Senhor e Dia Mundial das Comunicações Sociais, padre Edson Tomé, além de presidir a Eucaristia na Paróquia Santo Ináco de Loyola, se reuniu com os noviços que tem como missão pastoral o trabalho com juventude e vocações para traçar metas estratégicas para cada vez mais atingir o público destinatário.
Reunidos em comunidade
A manhã da segunda-feira (13) foi o momento de reunir a comunidade do Noviciado Nossa Senhora da Graça para apresentar a Rede Inaciana de Juventude a partir do Novo Ciclo Apostólico.
Padre Edson partilhou ainda com os noviços, os desafios da missão de ser secretário: “faço muito a experiência de confiar em Deus. É desafiador conduzir tantos processos, mas saber que sou colaborador de um projeto maior, que é de Deus, é muito consolador”, afirma.
A comunidade também aproveitou o momento para tirar duvídas, dar sugestões e agradecer ao secretário pela missão realizada.
“É importante visitar as casas de formação e partilhar olhando nos olhos de cada um dos jovens estudantes, que são a nova geração de nossa Província. Dizer das alegrias e dos desafios próprios de nossa missão como Jesuítas. Além de contribuir com o discernimento pessoal deles, vão já entrando na dinâmica daquilo que pedem nossa espiritualidade e nossos documentos”, concluiu padre Tomé.