Espaço MAGIS Padre Fayos celebra a cultura nordestina com festa junina que reúne adultos, jovens, crianças e idosos de Russas/CE e regiões vizinhas
Larissa Oliveira via MAGIS Brasil
No dia 29 de junho, o Espaço MAGIS Padre Fayos, localizado na comunidade de Bom Sucesso, em Russas/CE, foi palco do tradicional Arraiá do Compadre Fayos, que esse ano teve como tema “A fé não costuma faiá”. A festa reuniu adultos, jovens, crianças e idosos da cidade e comunidades vizinhas, celebrando a rica cultura nordestina com muita alegria e tradição.
Colaboração da Comunidade
O arraiá contou com a colaboração de diversos jovens das comunidades de Bom Sucesso e arredores. No total, 25 jovens, entre colaboradores do espaço e membros da comunidade, participaram ativamente da organização e das apresentações de dança. Além disso, o evento ofereceu brincadeiras tradicionais como pescaria, argolas e o famoso correio do amor.
Gastronomia e Música
A festa junina também destacou a culinária típica, com comidas preparadas por voluntários da comunidade. Para animar a noite, a banda Forró Fulô, composta por cinco jovens colaboradores do Espaço MAGIS Padre Fayos, trouxe a tradicional música nordestina.
Valorização das Raízes Nordestinas
O Arraiá do Compadre Fayos surgiu com o desejo de valorizar as raízes nordestinas, tornando-se um dos momentos mais esperados do ano pela comunidade. Segundo Mateus Medeiros, jovem colaborador de 28 anos da comunidade de Bom Sucesso, “É um momento único poder vivenciar a magia das festas juninas em um lugar tão especial para todos nós, lembrando a memória de Padre Fayos e proporcionando alegria e divertimento para a comunidade e visitantes.
João Kaellytom, de 20 anos, também da comunidade de Bom Sucesso, compartilhou sua experiência: “O Arraiá do Compadre Fayos foi uma porta para mim, foi onde eu me senti amado e acolhido. Não tenho palavras para agradecer a todos por isso, pela oportunidade de dançar e mostrar meu verdadeiro brilho. Foi no arraiá que eu dei meus verdadeiros sorrisos e já estou esperando pelo próximo ano.”
João Carlos, de 24 anos, da comunidade Tabuleiro do Catavento, relembrou sua conexão com a tradição junina: “Há anos não participava ativamente de um São João, apenas prestigiava as apresentações de quadrilhas de outros grupos. Com o convite para participar do Arraiá do Espaço MAGIS, vi uma oportunidade de reviver o que tanto gostava de fazer quando criança, que era dançar quadrilha. Viver essa experiência, especialmente no Espaço MAGIS Padre Fayos, foi muito gratificante e inspirador. Ver a chama e a paixão pelo São João ainda resistindo nos corações de muitas pessoas foi emocionante.”
O Arraiá do Compadre Fayos não apenas celebra a tradição junina, mas também fortalece os laços comunitários e proporciona um espaço de acolhimento e alegria para todos os participantes. A festa continua sendo um momento de união, fé e valorização das raízes culturais nordestinas, prometendo ainda mais brilho e sorrisos nos próximos anos.