Nova iniciativa promove estudo e vivência dos valores do esporte, inspirados pela trajetória do Venerável Guido Schäffer

MAGIS Brasil com Vatican News

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) tem a alegria de anunciar a criação da “Cátedra Guido Schäffer de Esporte, Fé e Cultura”. Apoiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a cátedra é um desdobramento do primeiro encontro mundial de delegados da pastoral do esporte, realizado em 16 de maio de 2024 no Dicastério para a Cultura e Educação, em Roma.

Motivados pela vida de Guido Schäffer

Dedicada ao Venerável Guido Schäffer, médico, seminarista e surfista carioca falecido em 2009, a cátedra visa fortalecer a devoção ao jovem carioca e estimular reflexões sobre a interseção entre fé e esporte. Em maio de 2023, Guido foi declarado Venerável pela Santa Sé, reconhecendo suas virtudes heroicas no processo de beatificação.
A “Cátedra Guido Schäffer” promoverá atividades acadêmicas e eventos culturais voltados a estudantes, atletas e ao público geral. Serão oferecidas oportunidades de aprofundamento sobre como o esporte e a espiritualidade podem impactar positivamente a sociedade e fomentar valores humanos essenciais, especialmente para a juventude.

Comemoração no Jubileu de Ouro de Dom Orani

O lançamento da cátedra ocorre durante o Jubileu de Ouro Sacerdotal do Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da PUC-Rio, Dom Orani João Cardeal Tempesta. Com 50 anos de ordenação sacerdotal, Dom Orani é reconhecido por seu compromisso pastoral em áreas como educação e promoção da paz.
O reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, SJ, destacou: “Inspirados pelo Papa Francisco, vemos o esporte como um ecossistema que favorece a amizade social e os valores humanos. Queremos ser uma ‘universidade em saída’ que acolha a todos, promovendo a alegria, a esperança e a solidariedade.”
A PUC-Rio, visando os valores jesuítas, assume mais uma vez seu compromisso com as Juventudes, possibilitando referenciais espirituais para que motivados por eles, possam ser acompanhados no presente, tendo em vista a construção de um futuro cheio de esperanças.

Compartilhar.
Deixe uma resposta