Em mensagem à Conferência sobre Salvaguarda na Igreja Católica na Europa, Francisco destaca o compromisso contínuo da Igreja com a justiça, cura e reconciliação
MAGIS Brasil com Vatican News
A Conferência sobre Salvaguarda na Igreja Católica na Europa, organizada pela Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, começou em Roma, no Palazzo Maffei Marescotti, com mais de 100 participantes de 25 países europeus. Em mensagem enviada aos participantes, Papa Francisco reiterou a importância de “dar conforto e assistência àqueles que sofreram”, destacando o empenho da Igreja em promover a justiça, a cura e a reconciliação.
Unidade em meio aos desafios
O evento reúne bispos, padres, religiosos, leigos, sobreviventes e especialistas com o objetivo de fortalecer as ações de proteção aos mais vulneráveis. O Papa enfatizou que o compromisso com esta causa é um sinal dos “esforços contínuos da Igreja para proteger os vulneráveis”. Francisco também mencionou o contexto de guerra e conflito enfrentado por alguns dos países representados no encontro, lembrando que a presença dos participantes é um “testemunho de unidade e solidariedade” para além das fronteiras.
Construção de uma rede de boas práticas
A Conferência também é vista como uma oportunidade de partilha e aprendizado, onde os participantes são incentivados a formar uma rede de boas práticas em prol da proteção de menores e adultos vulneráveis. Francisco manifestou a esperança de que o encontro ofereça “um fórum indispensável para compartilhar conhecimento, apoiar uns aos outros e garantir a eficácia dos programas de proteção”.
Esta mensagem de Francisco, primeiro Papa jesuíta, reforça o compromisso da Igreja com a salvaguarda e a paz, alinhando-se ao chamado cristão de cuidar dos que estão em situação de vulnerabilidade.