Em ano da Juventude estabelecido pela Arquidiocese, jovens recebem formação sobre Evangelização na redes e refletem sobre missão digital da Igreja

Por Jesuítas Brasil

A Arquidiocese de Belo Horizonte está celebrando o Ano das Juventudes em 2024, com o tema “Jovem: o agora de Deus” e o lema “Jovem, levanta-te” (Lc 7,14). Durante o ano, o Vicariato Episcopal para Ação Pastoral (Veap) e o Secretariado Arquidiocesano das Juventudes (Saj), em colaboração com as Regiões Episcopais, têm promovido uma série de eventos, formações e ações voltadas para dar voz e protagonismo aos jovens das comunidades de fé.

Formação sobre evangelização digital

No final de semana que antecedeu o Mês das Missões, os jovens líderes da Arquidiocese participaram de um importante momento formativo sobre “Evangelização das Juventudes nas Redes”. O evento contou com a participação de Ronnaldh Oliveira, missionário digital e coordenador nacional de comunicação da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL, que compartilhou conhecimentos teóricos e práticos sobre a missão digital na Igreja.

O missionário digital destacou a relevância dos espaços digitais na evangelização, apresentando dados que mostram o Brasil como a quarta maior população de nativos digitais do mundo, com 96,3% dos jovens entre 25 e 29 anos conectados à internet em 2023. Ele enfatizou que os jovens evangelizadores precisam ser “buscadores de Deus”, mantendo uma espiritualidade profunda para evitar a autoreferencialidade.

Documentos e ética na missão digital

Durante sua explanação, Ronnaldh fez referência a documentos da Igreja como Redemptoris Missio (1999), o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e a Exortação Apostólica Christus Vivit do Papa Francisco, reforçando a responsabilidade de comunicar o Evangelho nas redes sociais e acompanhar os jovens nesse “continente digital”. Além disso, a ética no uso das redes e o combate às fake news foram temas debatidos pelos mais de 45 jovens presentes, alertando para os cuidados para o compartilhamento de posts e a necessidade de assumir a pauta da esperança e da verdade na forma de se posicionar online.

O perfil do evangelizador digital

Encerrando sua apresentação, Ronnaldh abordou o perfil ideal do evangelizador jovem nas redes, ressaltando a importância de uma experiência pessoal com Jesus: “É preciso vir e ver, permanecer com Ele e, a partir disso, ser testemunha com coerência para todos, sem exceção”. Ele encorajou os jovens a transformar “likes em améns” e a alcançar as periferias existenciais através da missão digital.

Metodologias de trabalho com jovens

inda no mesmo final de semana, a especialista em juventude Raquel Pulita conduziu formações sobre a “Pedagogia de Jesus” e “Metodologias de trabalho com grupos de jovens”, oferecendo ferramentas para uma atuação mais eficaz nos grupos de base.

A iniciativa do Ano das Juventudes na Arquidiocese de Belo Horizonte é realizada em parceria com a Companhia de Jesus, por meio do Espaço MAGIS BH, parte da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL. O evento foi avaliado de forma positiva pelos participantes. “Um final de semana de muito conhecimento para compartilharmos com as nossas juventudes”, afirmou Thaís Mol, uma das jovens que acompanhou as formações.

Veja mais algumas fotos da formação:

Fotos: Renato Correia, SJ

Compartilhar.
Deixe uma resposta