“Pude reencontrar e conhecer outros que estão neste mesmo caminho de ser “amigo no Senhor” – disse o noviço Jardel Travenisk sobre o Encontro dos Jesuítas em Formação.
Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
com informações de Comunicação Jesuítas Brasil
O Mosteiro de Itaici em Indaiatuba/SP tem sido palco de diversos encontros da Província dos Jesuítas neste mês de julho, sendo um deles o “Encontro de Jesuítas em Formação” que reuniu mais de 100 religiosos para a reflexão, encontro, diálogo e partilha.
A programação marcada para a segunda-feira (22) discutiu como a formação pode se integrar de maneira mais efetiva com a missão realizada na Companhia de Jesus. Na ocasião o Provincial, Padre Mieczylaw Smyda, SJ dialogou com os estudantes acerca das consolações, apelos e os desafios que percebe na Província em todo o território nacional.
Os jesuítas em formação, que realizam os primeiros estudos após a profissão religiosa dos votos, além das etapas filosóficas e teológicas, também ouviram depoimentos de colaboradores de diferentes obras apostólicas sobre os desafios que eles percebem hoje na missão da Companhia, o que propõem e o que consideram importante para esses estudantes.
“É a primeira vez que participo desse encontro e pude reencontrar e conhecer outros que estão neste mesmo caminho de ser “amigo no Senhor”. Partilhar da missão, criar vínculos e compreender juntos os desafios, afirmou o noviço Jardel Travenisk.
Encontro com os secretários
Divididos em grupos, os estudantes jesuítas participaram de uma roda de conversa com os secretários e representantes para as cinco frentes apostólicas da Província: educação, juventude e vocação, justiça socioambiental, colaboração fé e espiritualidade e Paróquias, capelanias e santuários.
“Foi um momento muito importante e propositivo. Encontrar com os estudantes, partilhar a missão vivida e já olhar com esperança tantos que se interessam pela temática de juventude e vocações e que se veem comprometidos desde já com o acompanhamento dos jovens. Isso me deixou muito consolado, tanto no grupo da manhã como da tarde. Vejo sinais claros da ação do Espírito, disse o secretário para juventude e vocações, padre Edson Tomé Pacheco, SJ.
O secretário para colaboração, fé e espiritualidade, Padre Laércio de Lima, SJ, enfatizou que foi uma experiência muito bonita e que sentiu consolado por perceber tanta gente interessada e disposta a contribuir. “Vejo como positivo esses grupos, afinal de contas foi um momento de partilharmos vida, missão, desafios e esperanças. Entender junto com os novos jesuítas, se como Rede de Espiritualidade estamos caminhando como nos pede a Província. Exercitar a escuta é um grande dom”, disse.
As rodas de conversas também contaram com a presença do delegado para a Preferência Apostólica Amazônica, padre Rogério Mosimann, SJ.
Proteção de menores e vulneráveis
Antes da oração de conclusão do encontro, o delegado para a formação, padre Jair Carneiro, SJ, partilhou com os presentes acerca da seriedade que a Companhia de Jesus Global tem lidado com o tema da Proteção de Menores e Vulneráveis e que a Companhia de Jesus no Brasil tem dado passos significativos na implementação de protocolos e diretrizes, pensando curtos e ações concretas para prevenir possíveis abusos.