“Assumimos essa missão acreditando nos processos participativos que estamos alimentando com essa reunião” – Palavras do padre Marcos Venturini, SJ, sobre a Reunião Ampliada que aconteceu no Centro Inaciano da Juventude no inicio de março
MAGIS BRASIL
com informações do padre Marcos Venturini, SJ
O início de março começou “ampliado” no Centro MAGIS Inaciano da Juventude em Fortaleza (CE). Lideranças jovens dos quatro núcleos apostólicos que estão na Região Nordeste se reuniram para ampliar a compreensão e fortalecer a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil. O evento iniciado no sábado, 04, perdurou até domingo, 05.
Leia mais:
.: Centro MAGIS Inaciano de Juventudes promove Formação sobre Combate à Violência contra a mulher
O caminho que não se faz sozinho
O diálogo e a colaboração entre as frentes apostólicas que tenham jovens como público-alvo só foi possível porque os participantes enviados pelos superiores de núcleo fizeram uma preparação inicial por meio de leituras prévias dos principais documentos inspiradores da Frente Apostólica Juventudes e Vocações no Brasil como também uma Análise SWOT.
Com isso, os jovens partilharam como estavam vivendo a missão nos seus respectivos núcleos, destacando fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças. Puderam reconhecer semelhanças e particularidades e, orientadas pela apresentação do Secretário de Juventudes e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Edson Tomé, SJ, contemplaram o tempo favorável para a missão com o novo ciclo apostólico.
Além do Secretário de Juventudes e Vocações, os 25 integrantes do encontro contaram com a assessoria do diretor do Centro MAGIS Inaciano da Juventude, padre Marcos Furlan Venturini, SJ e do Coordenador da Pastoral do Colégio Santo Inácio, padre Isaías Gomes da Silva, SJ.
Reafirmação do compromisso com as juventudes
Padre Marcos Venturini, SJ, acredita que o Plano Apostólico do CIJ 2023-2026 e o Secretário de Juventudes e Vocações confirmam o CIJ como importante articulador da Frente Apostólica Juventude e Vocações no Nordeste.
“Assumimos essa missão acreditando nos processos participativos que estamos alimentando com essa reunião e com o acompanhamento que virá de cada núcleo apostólico, no desejo de acompanhar, efetiva e afetivamente, as juventudes na construção de um futuro cheio de esperança”.