Jovens vivenciam solidariedade e empatia em projetos sociais no centro de Belo Horizonte

Renato Correia, SJ via MAGIS BRASIL

Na manhã do dia 22 de junho, o Espaço MAGIS Belo Horizonte realizou mais uma edição do VAMO – Voluntariado Ativo Missionário Orante, reunindo 11 jovens para participarem de atividades sociais em parceria com a Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte. O evento, que ocorreu das 11h às 16h, ofereceu duas experiências de voluntariado: o Projeto Pop Limp e a Cozinha Solidária na Ocupação Anita Santos.

Experiências de Voluntariado

Imagem: Renato Correia, SJ

No Projeto Pop Limp, os jovens voluntários acompanharam catadores de material reciclável pelas ruas do centro de Belo Horizonte, vivenciando a rotina e os desafios enfrentados por esses trabalhadores. A atividade proporcionou uma profunda reflexão sobre a invisibilidade social dos catadores e a importância do seu trabalho na sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.Paralelamente, na Cozinha Solidária da Ocupação Anita Santos, os voluntários auxiliaram na preparação e distribuição de marmitas para pessoas em situação de rua. Sob a coordenação dos jesuítas Victor Hugo, SJ e Mateus Pereira, SJ, os jovens se envolveram diretamente no serviço, desde a cozinha até a entrega das refeições, promovendo um momento de encontro e partilha.

Objetivos e Impacto

O VAMO tem como objetivo despertar nos jovens a consciência social e o amor ao próximo, ultrapassando barreiras culturais e religiosas. Através da espiritualidade inaciana, os participantes são incentivados a desenvolver autoconhecimento, responsabilidade social, justiça e ética.

Depoimentos dos Participantes

Lucas Moreira, 25 anos, vocacionado à Companhia de Jesus, compartilhou sua experiência: “Posso dizer que a experiência do VAMO foi marcada pela proximidade e pelo desenvolvimento da empatia. Estar com os catadores de material reciclável, ouvi-los e poder se fazer próximo, não teve a pretensão de ‘ajudá-los’ mas, sim, de sermos ajudados a perceber o valor do trabalho de tantos e tantas que, marginalizados, contribuem não só para si mesmos na subsistência, mas também no cuidado com a casa comum.”

Ana Clara, 25 anos, participou pela primeira vez de um trabalho voluntário e destacou: “No último sábado, participei da experiência VAMO na cozinha da ocupação Anita Santos. Foi a primeira vez que participei de um trabalho voluntário e foi algo bem enriquecedor. Conhecer o Marcos, que era o responsável no sábado, ver o carinho com que ele acolhia e conhecia cerca de 100% das pessoas que foram buscar marmita, é daquelas coisas que nos muda. Não sei ao certo quantas marmitas servimos, mas sei que todos que foram buscar sempre agradeciam por aquele alimento. Viver esta experiência foi viver uma igreja em saída, foi amar ao próximo como a mim mesma. Dedicar estas horas foi muito bom, acredito que todos deveriam ter uma experiência de voluntariado, pois ela é única.”

Conclusão

A edição do VAMO promovida pelo Espaço MAGIS BH proporcionou aos jovens uma oportunidade valiosa de praticar a solidariedade e aprofundar a espiritualidade. Através do serviço aos outros, os participantes puderam vivenciar os valores cristãos de maneira tangível e significativa.

Compartilhar.
Deixe uma resposta