Jesuítas do Brasil realizam reunião nacional sobre animação vocacional, reforçando a missão compartilhada de acompanhar os jovens no discernimento e fortalecer a cultura vocacional na Companhia
Ir. Douglas Turri, SJ, via MAGIS Brasil
No último dia 27, a Província dos Jesuítas do Brasil realizou uma reunião online sobre animação e acompanhamento vocacional. O encontro reuniu os coordenadores dos núcleos apostólicos e outros jesuítas envolvidos nessa missão, tendo sido convocado pelo atual Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ. Durante a reunião, reforçou-se a importância de cultivar uma cultura vocacional viva e participativa em toda a Companhia.
Missão Compartilhada
O principal chamado do encontro foi para que a promoção vocacional não seja vista como uma tarefa isolada, mas como uma missão compartilhada e assumida por todo o Corpo Apostólico. Entre os coordenadores e superiores presentes estavam o Pe. Anselmo Geraldo do Nascimento Dias, SJ, de Teresina (PI); o Pe. Carmo Henrique Mocellin, SJ, que atua em Assis Brasil (AC) e Porto Velho (RO); o Pe. Elcio José de Toledo, SJ, responsável por Curitiba (PR) e Florianópolis (SC); o Pe. Jean Fábio Santana, SJ, que acompanha Salvador, Capim Grosso e Feira de Santana (BA); o Pe. João Geraldo Kolling, SJ, de Indaiatuba (SP) e Santa Rita do Sapucaí (MG); o Pe. Jonas Elias Caprini, SJ, do Noviciado Nossa Senhora da Graça, em Feira de Santana (BA); o Pe. Marcos Vinícius Sacramento de Souza, SJ, que atua nos Primeiros Estudos, em Belo Horizonte (MG); e o Pe. Valério Paulo Sartor, SJ, que acompanha as comunidades de Belém e Santarém (PA).
Entre os temas abordados, destacou-se a necessidade de fortalecer o acompanhamento vocacional à luz do Plano Estratégico da Província (2023-2027).
“Cada jesuíta e cada comunidade deve fazer o máximo para apresentar a Companhia aos outros, a fim de que aqueles a quem Deus chama possam verdadeiramente conhecer quem somos e o que somos”, reforçou o Pe. Smyda, SJ, realizando um chamado direto à ação.
Escuta e acompanhamento
Além disso, a reunião trouxe uma reflexão essencial: mais do que lamentar a diminuição do número de vocações, é preciso intensificar a escuta e o acompanhamento dos jovens. Muitos continuam buscando conhecer a Companhia e discernir seu chamado.
Ao final do encontro, os participantes renovaram seu compromisso com essa prioridade apostólica, assumindo, como ensina Santo Inácio, a missão de caminhar com os jovens no discernimento da vontade de Deus para suas vidas.