Às vésperas da COP30, organizações envolvidas na celebração vão cobrar compromissos políticos para o enfrentamento das mudanças climáticas
Por Comitê COP 30
Belém (PA) – Reconhecido como uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nazaré reúne, todos os anos, milhões de pessoas nas ruas da capital paraense e da região metropolitana. Em 2025, a festa terá como tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a Criação”, estabelecendo um vínculo profundo entre fé, cuidado com o meio ambiente e justiça climática. As ações serão realizadas no dia 11 de outubro, durante o Círio fluvial, e no dia 12, durante o Círio nas ruas de Belém.
O tema ganha ainda mais relevância pela proximidade do Círio com a Conferência do Clima da ONU (COP30), que ocorrerá em novembro na capital paraense. Diversas organizações — Casa Galileia, Comitê COP30, Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), Comitê Chico Mendes, Mandí, Tapajós de Fato, Comitê Chico Mendes, Articulação Igreja Rumo à COP30 e Escola de Ativismo — estão liderando uma mobilização especial para disseminar mensagens e engajar fiéis em torno da urgência de ações políticas que assegurem dignidade climática para as pessoas e os territórios.
“Nosso desejo é transmitir mensagens sobre justiça climática para as milhões de pessoas, romeiros e romeiras de Nossa Senhora de Nazaré. A cidade que se movimenta na devoção a Maria é a cidade que está se mobilizando para receber líderes de todo o mundo na Conferência do Clima. Queremos ecoar no Brasil e no mundo as orações e pedidos dessas pessoas, ancorados na solidariedade e na justiça, valores centrais da fé dos fiéis e de quem deseja um futuro com dignidade”, destaca Leon Souza, Diretor-Executivo da Casa Galileia.
Para o Círio fluvial, foi estabelecida uma parceria com a Vila da Barca, uma das maiores comunidades de palafitas na América Latina, às margens do Rio Guajará, cujos moradores sofrem com o racismo ambiental e a ausência de políticas públicas. Para tornar essa mobilização visível durante as romarias, serão distribuídas fitinhas para os romeiros, e instalados ventarolas, lambes e faixas em áreas de grande circulação durante o Círio de Nazaré.
As mensagens trarão invocações religiosas ligadas à defesa da Amazônia e da Casa Comum (termo que se refere ao planeta Terra, à natureza e a todas as formas de vida), como:
- “Rainha da Criação, protegei o clima da Terra”
- “Maria da Amazônia, rogai pela COP30”
- “Proteger a Amazônia é cuidar da Criação de Deus”
- “Rogai pelos que sofrem com a seca, as enchentes e a destruição”
- “Com Maria, rezamos: Amazônia viva, povo vivo”
Objetivos da mobilização no Círio 2025:
- Promover mensagens sobre meio ambiente, clima, povos e comunidades tradicionais e alertar para os impactos das mudanças climáticas durante a maior romaria mariana do mundo;
- Ampliar o alcance do posicionamento da Igreja Católica em relação ao cuidado com a Casa Comum e às expectativas para a COP30;
- Direcionar mensagens-chave aos governos e negociadores da conferência, fundamentadas nos valores centrais da fé cristã.
O Círio de Nazaré de 2025 será, portanto, não apenas um encontro de fé e devoção, mas também uma oportunidade de fortalecer a conexão entre espiritualidade, justiça socioambiental e climática e compromisso global pelo futuro do planeta.







