Confira as comemorações do dia do santo fundador da Companhia de Jesus ao redor do país

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL
com informações de Daniel Romano, Aline Braga e Padre Silas Silva, SJ

O último dia do mês de julho foi de festa para toda a Companhia de Jesus ao redor do mundo. Jesuítas, colaboradores, jovens, leigos inacianos e toda a Igreja celebraram Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. No Brasil, a Rede Inaciana de Juventude, por meio dos centros MAGIS espalhados pelo país, participou da festividade, conectada aos seus núcleos apostólicos.

Na Paróquia São Luís Gonzaga

O Centro MAGIS Anchietanum participou da Santa Missa dedicada ao fundador da Companhia de Jesus, junto ao Núcleo Apostólico São Paulo, na Paróquia São Luís Gonzaga, na capital paulista. A celebração foi presidida pelo superior do núcleo e diretor do Colégio São Luís, padre Edison de Lima, SJ, e contou com a presença de jesuítas, religiosos, religiosas e leigos das mais variadas frentes da Companhia. Funcionários, colaboradores, voluntários, vocacionados e jovens que frequentam o Centro marcaram presença na Eucaristia.

Celebrando com o Cardeal

Foto: Comunicação Jesuítas Brasil

O Centro MAGIS Burnier participou da Eucaristia celebrada pelo cardeal e arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cézar Costa, que reuniu as obras da Companhia de Jesus na capital federal e a comunidade de leigos e religiosos que compartilham do carisma e espiritualidade herdados de Santo Inácio de Loyola. A celebração eucarística e a partilha fraterna ocorreram no Centro Cultural de Brasília, uma das principais obras jesuítas do Centro-Oeste.

Lá em Fortaleza

Foto: Comunicação Jesuítas Brasil

Os funcionários e colaboradores do Centro MAGIS Inaciano de Juventude celebraram a festa de Santo Inácio de Loyola no colégio que leva o nome do santo, na capital cearense. Na presença de pais, alunos, antigos alunos e membros da CVX e SIES, o diretor do colégio, padre José Robson da Silva, SJ, que presidiu a Eucaristia, refletiu em sua homilia sobre o tempo histórico em que o santo foi ferido e “como esse período o ajudou a reconhecer a pessoa imperfeita que era. Mesmo assim, Deus o amou e o acolheu”, disse. A pastoralista Aline Braga enfatizou que a celebração foi familiar e bem próxima: “Já realizamos algumas celebrações em conjunto”.

Na Amazônia foi assim…

Foto: Comunicação Jesuítas Brasil

O Centro MAGIS Amazônia participou de uma intensa preparação para a Festa de Santo Inácio junto com o Núcleo Apostólico Manaus, que preparou um tríduo com diversas ações: painel “Serviço da fé e promoção da justiça”, lucernário e celebrações nas diversas comunidades assistidas pela Companhia de Jesus na região. Já o dia 31 foi marcado pela Missa Solene que reuniu centenas de pessoas.

Compartilhar.
Deixe uma resposta