O encontro marca o início de um trabalho e o desejo de consolidar uma atuação conjunta com as comunidades e jovens da região
Pedro Paulo Weizenmann via Centro MAGIS Burnier
No último dia 21 de outubro, a equipe do Centro MAGIS Burnier (CMB) fez uma visita ao Centro Educacional Frei Antônio em Tocantínia, TO, da Fundação Fé e Alegria no Brasil, para estabelecer parcerias no acompanhamento de jovens do território. Tendo em vista o campo de atuação do CMB no Centro-Oeste e Tocantins, a presença de diversas comunidades indígenas na região e o desafio de chegar até elas, a conversa com a Diretora Rosimar Neres focou na realidade das juventudes indígenas do município, cercado pelo Rio Tocantins de um lado e mais de cem comunidades indígenas do outro.
“A Fundação Fé e Alegria”, como explicado em seu site institucional, “é uma obra de Educação Popular e Promoção Social da Companhia de Jesus que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Tem por premissa contribuir com o futuro de milhares de pessoas e construir uma sociedade democrática, justa e solidária. Integrante da Federação Internacional de Fé e Alegria, atua no Brasil há 43 anos e, atualmente, está presente em 14 estados, onde beneficia diretamente mais de 12 mil pessoas.”
O Colégio Frei Antônio, por sua vez, a partir de um convênio entre a Secretaria Estadual de Educação, a Associação Comunitária do Colégio Frei Antônio e a Fundação Fé e Alegria do Brasil, atende a um município em que metade da população é da etnia indígena Xerente. Tocantínia, TO também foi o primeiro município do Brasil a tornar o Akwé Xerente idioma oficial do município, junto com o português. O colégio busca assim fortalecer os vínculos e a integração entre as comunidades indígenas e não indígenas.
Diante dessa realidade, ficou acordado na conversa entre o CMB e a Diretora Rosimar Neres como primeiro passo para a realização desse sonho de maior proximidade com os jovens indígenas a visita da equipe do CMB a algumas comunidades indígenas com estudantes no centro educacional na Semana dos Povos Indígenas em abril de 2025. Até lá, seguirá o diálogo para a consolidação dessa parceria.