De 28 de março a 01 de abril, o MAGIS Amazônia realizou em diferentes realidades do mundo juvenil a Semana Santa Jovem, com o intuito de propor aos jovens uma experiência diferenciada de Semana Santa, pautada na vivência com comunidades da área urbana e ribeirinha da região norte.

No Pará, as comunidades escolhidas para a missão são dos municípios de Cachoeira do Arari, Ananindeua e Santarém. Em Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, a missão foi acolhida na Paróquia N. Sra. da Conceição. Os jovens missionários dividiram-se em três núcleos: O primeiro núcleo consistia nas comunidades de Camará, Umarizal e Santa Rosa, coordenado pelo Padre Silvio Sousa, SJ. O segundo núcleo era de Chipaiá e Aranaí, coordenado pelo Padre Roberto Barros, SJ. E o terceiro, cumpriu sua missão em Santana do Arari, coordenado pelo Padre Edson Tomé, SJ.

A Jovem Mônica Cordeiro (24) de Russas, no Ceará, viveu a experiência na Comunidade de Chipaiá e descreve sua missão: “Inserir-me nesta comunidade me fez perceber que é a luz de Jesus Ressuscitado que anima a comunidade a rezar a vida, apesar das dificuldades. Foi um momento de renovação da missão, enquanto jovem e cristã.” Nesta dinâmica, os jovens missionários puderam entrar em contato com distintas realidades e tradições por meio da acolhida das comunidades e sua inserção nas programações específicas, além do auxílio nas atividades dos vilarejos ribeirinhos do município de Cachoeira do Arari.

Em Santarém, os jovens iniciaram os preparativos para a Semana Santa com o Reconciliar Jovem*, proposto pelo Espaço MAGIS Santarém. Em seguida, a juventude das comunidades N. Sra. do Perpétuo Socorro e Menino Jesus vivenciaram a Semana Santa preparando a encenação da Morte e Ressurreição de Jesus.

Participaram da missão ainda no Pará, a Paróquia São José Operário, no Município de Ananindeua.“O contexto social em que a comunidade está inserida é desafiador, pois está situada em uma região periférica e carente de tantas demandas sociais que deveriam ser garantidas, de forma igualitária, à todas as pessoas”, relata Fabiana Guardão (31) de São Paulo, que participou da missão na qual os jovens foram inseridos na programação da Semana Santa do grupo “Jovens Operários”. No primeiro dia, o Centro MAGIS Amazônia realizou um Lucernário para a comunidade juvenil da paróquia, além de uma formação sobre direitos humanos na periferia nas comunidades de São Benedito e N.S de Fátima. Na sexta, houve a encenação da Paixão de Cristo protagonizada pela juventude da localidade. No Sábado, uma oficina de grafite foi ofertada pelos missionários como meio de aproximação juvenil e novo modo de inserção dos jovens na comunidade de fé.

“Mais marcante que a realidade da periferia, é a vontade do povo de SER IGREJA.  Senti-me acolhida e motivada a contribuir com a comunidade. Foi emocionante ouvir, na Vigília Pascal, um dos salmos ser cantado por uma criança, tão motivada a nos ajudar a rezar e a nos revelar Deus nos pequenos”, completa Fabiana.

Já no Amazonas, as comunidades visitadas foram Santa Teresinha e São José, Cacau Pireira, Santa Luzia e Nossa Senhora do Carmo, no Rio Preto da Eva. A experiência procedeu com a própria dinâmica do Tríduo Pascal: paixão, morte e ressurreição do Senhor. A missão proporcionou uma vivência comunitária durante esse período como missionários, seguindo as orientações e dinâmicas da própria comunidade, possuindo respeito pela diversidade.

Além disso, os jovens visitaram as famílias, na qual puderam conhecer a realidade e os desafios das mesmas. “Eu percebi nas famílias um olhar de esperança e fé, e isso me fez pensar na humildade e a prática da caridade como sinal de Deus”, afirma Maycon Nascimento, colaborador da Equipe da Casa MAGIS Manaus. Ao final da experiência, houve uma celebração em ambos os lugares com os missionários, em seguida um almoço reunindo as famílias que acolheram os missionários e que contou com a presença do pároco.

 

Como forma de recolher os frutos das missões realizadas nestas localidades, acontecerá em Santarém o Convivium e, em Belém, o Lucernário de Páscoa a fim de proporcionar a partilha e comunhão entre as juventudes.

 

*Atividade de cunho penitencial no período da quaresma.

 

Texto: Comunicação MAGIS Amazônia
Compartilhar.
Deixe uma resposta