Entre os dias 29 de janeiro e 07 de fevereiro, realizou-se a Experiência Cardoner, na Casa de Encontros e Retiros Santo Inácio, em Campinas (SP), uma iniciativa do Eixo Vocações do Programa MAGIS Brasil que reuniu jovens inquietos vocacionalmente, desejosos em construir o seu projeto de vida para alcançar o magis, aprofundar a vida de Inácio e aproximar-se da Companhia de Jesus.
Todo este percurso se concretizou com o apoio dos jesuítas e dos noviços admitidos, que colocaram os vocacionados ao lado de Inácio no Rio Cardoner e os motivaram a fazer a travessia do rio da existência, mergulhando nas profundezas da vida, lugar privilegiado onde Deus se revela. Esta experiência marca o início de um acompanhamento vocacional que quer conduzi-los a um processo de expansão.
Partindo do chamado a ser pessoa, com tantas ondas e ventos contrários, mas também com brisas e correntezas a favor do barco da vida, os jovens contemplaram a pessoa de Jesus Cristo, por meio de Inácio, e identificaram em sua história muitas semelhanças com as vivências trazidas por cada um e, sem dúvida, encontraram nele inspiração para continuar a travessia.
Além dos momentos intensos de espiritualidade inaciana, convivências, esportes e lazer, foram apresentadas as Preferências Apostólicas Universais e a missão local da Companhia de Jesus, com a construção coletiva de várias reflexões e percepções a respeito de cada uma. Ainda, o ponto alto da experiência, destacado pelos jovens, foi a Peregrinação, saindo da Casa Santo Inácio, em Campinas, até o Mosteiro de Itaici. Foram cerca de 33 km percorridos, marcados por partilhas de vida, companheirismo, dores e marcas no corpo, mas também muita alegria e superação. Sentindo, ouvindo, olhando, cheirando e saboreando o caminho, todos “viram Deus em todas as coisas e todas as coisas n’Ele”.
Nesta travessia, como sabemos, “acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança” é uma preferência apostólica da Companhia de Jesus, por este motivo, intensifiquemos nossas orações pelas vocações, a fim de que muitos se sintam chamados e enviados a inflamar o mundo com a força do Evangelho.