A iniciativa coordenada pelo Espaço MAGIS BH integra as atividades propostas pelo Ano das Juventudes da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG)
Renato Correia via MAGIS BRASIL
No último sábado (11) o campus da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia foi palco de um evento significativo para a comunidade religiosa de Belo Horizonte: o curso de Capacitação em Projeto de Vida que reuniu coordenadores, assessores, acompanhantes de grupos de jovens e catequistas de crisma da Arquidiocese local. Essa iniciativa coordenada pelo Espaço MAGIS BH integra as atividades propostas pelo Ano das Juventudes da arquidiocese e do Secretariado Arquidiocesano de Juventude (SAJ).
Orientação e apoio aos jovens
Cerca de 100 pessoas, entre jovens e adultos representando as foranias, participaram do curso, que teve como objetivo principal fornecer ferramentas necessárias para orientar e apoiar os jovens em sua jornada de autodescoberta e desenvolvimento pessoal na construção de um projeto de vida.
Dividido em quatro partes distintas, o curso abordou diversos aspectos essenciais para a elaboração e acompanhamento do projeto de vida dos participantes.
O que é Projeto de Vida?
Na primeira parte, intitulada “O que é projeto de vida?”, os participantes buscaram uma compreensão mais profunda do conceito, tendo como assessor o professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Pe. Francys Adão, SJ.
Em seguida, na segunda parte, com o tema “Projeto de Vida: chaves para elaboração”, os presentes foram capacitados com ferramentas e conteúdos fundamentais para auxiliar os jovens na construção de seus projetos de vida. Colaborou com o momento o assessor do Espaço MAGIS BH, Renato Correia, SJ.
A arte de acompanhar
A terceira parte, “Projeto de Vida: a arte de acompanhar”, explorou a importância do acompanhamento na jornada de desenvolvimento dos jovens, com a assessoria de Éder D’Artagnan, do IPJ Leste 2.
Por fim, as oficinas práticas proporcionaram aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais no acompanhamento de jovens na elaboração do Projeto de Vida. Os facilitadores foram Éder D’Artagnan (IPJ Leste 2), Henrique Oliveira, SJ e Ir. Hiury Haffid, FMS.
Reflexão e comunhão
O encontro foi encerrado com uma celebração eucarística presidida pelo coordenador do núcleo Apostólico de Belo Horizonte e Santa Luzia, Pe. Alexandre Souza, SJ, na capela da FAJE, proporcionando um momento de reflexão e comunhão para todos os participantes.
“Essa capacitação reforça o compromisso dos Jesuítas em auxiliar os jovens em sua jornada de autodescoberta e crescimento pessoal, incentivando a construção de um futuro promissor e com significado, como pedem as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus”, afirmou Renato Correia, SJ.