Comissão proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em parceria com a Pastoral da Educação, visa ações eclesiais contra suicídio juvenil

MAGIS BRASIL
com informações de Jovens Conectados (CNBB)

A Vida das juventudes sempre foi uma preocupação da Igreja Católica no Brasil e no mundo. Diante dos crescentes números de suicídio juvenil no país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Pastoral Juvenil em parceria com a Pastoral da Educação formou uma comissão nacional para pensar ações diante dessa realidade. A reunião presencial dos envolvidos ocorreu no Centro MAGIS Anchietanum na Capital paulista no dia 04 de março.

Liderada pela Ir. Valéria Andrade Leal (ASCJ), Assessora Nacional Interna da Conferência Episcopal para as juventudes, a equipe é formada por referências e lideranças nos campos pastorais com a juventude e a educação, com conhecimento em Psicologia e Suicidologia.

MAGIS presente!

A comissão conta com a presença do padre da arquidiocese de São Paulo, Licio Vale, autor de livros como “Mentes Suicidas: Respostas aos Porquês Silenciados” (2021) e também da psicóloga Daniele Sousa, indicada pela Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL que assume diariamente em todo o Brasil o compromisso de acompanhar e cuidar da vida das juventudes.

O problema do Suicídio

Atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS) registra que mais de 700 mil pessoas são vítimas do suicídio no mundo, que se mostra agora como a 2ª principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos de idade, enquanto 90% desses casos podem ser prevenidos.

Para tanto, superar os mitos em torno dessa temática promovendo psicoeducação e conhecimento acerca da suicidologia é fundamental, haja vista ainda que quando uma morte é causada pelo suicídio, estima-se que ao menos outras 135 pessoas podem ser impactadas por essa morte.

A preocupação da Igreja

Frente a essa calamidade para a Saúde Pública, a Comissão Episcopal para a Juventude tem buscado formas de promover a vida entre seus destinatários.

Disso surgiu o projeto de prevenção ao suicídio. O encontro, após várias reuniões virtuais, marcou a elaboração de um Curso de Prevenção ao Suicídio, especialmente destinada aos agentes pastorais da Pastoral Juvenil e da Pastoral da Educação, presentes em todas as regiões do País.

De maio a setembro, acontecerão encontros macrorregionais para formação de multiplicadores do conteúdo. Os participantes serão indicados pelos regionais, conforme ficha de inscrição enviada.

Compartilhar.
Deixe uma resposta