O encontro online reuniu jovens, jesuítas e agentes de pastoral para refletir sobre a inseparável relação entre vocação e missão
Ir. Douglas Turri, SJ, via Vocações Jesuítas
Na noite da última quinta-feira, 23 de outubro de 2025, o Secretariado para Juventude e Vocações dos Jesuítas do Brasil promoveu mais um Encontro Online de Formação Vocacional, reunindo mais de 60 participantes de diversas regiões do país. Jovens em discernimento, animadores vocacionais, religiosos e leigos engajados na missão da Igreja participaram do momento de escuta e reflexão sobre o tema “Vocação e Missão: uma relação inseparável”.
VOCAÇÃO E MISSÃO: GRAÇA E TESTEMUNHO
Inspirado na Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2025, o encontro destacou que “a missão não é um dever, mas uma graça que nasce do encontro com Cristo vivo; não é proselitismo, mas testemunho de esperança”.
A reflexão foi conduzida pelo Pe. Moisés Nonato Quintela Ponte, SJ, professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), que reforçou que toda vocação é iniciativa divina: “A missão é dele, é de Cristo, é do Espírito… e é muito lindo que sejamos chamados a uma missão como essa”.
Durante sua fala, o Pe. Moisés destacou que o amor que impulsiona a missão é dom de Deus, e não conquista humana: “Ele deseja de nós simplesmente esse amor de amizade… o ágape é graça.”
PARTILHA E COMUNHÃO NA CAMINHADA VOCACIONAL
O encontro teve início com um momento orante conduzido pelo candidato ao noviciado dos Jesuítas, Alan Oliveira, seguido da mediação do estudante jesuíta, Victor Hugo, SJ, que garantiu um ambiente fraterno de partilha.
Participaram também jesuítas que atuam diretamente no acompanhamento vocacional, como o Pe. Ponciano Petri, SJ, Coordenador do Plano de Candidatos da Província dos Jesuítas do Brasil.
Um dos momentos marcantes do encontro formativo foi a reflexão sobre a missão como comunicação de vida e esperança, especialmente nas periferias da existência, onde Cristo já precede os que são enviados.
A iniciativa reforça que formação vocacional é também caminho de amadurecimento da fé e de compromisso com a transformação do mundo.
COMPROMISSO COM UMA IGREJA EM SAÍDA
O Secretariado para Juventude e Vocações segue preparando o próximo encontro, fortalecendo o compromisso com uma Igreja em saída, que acompanha e discerne as vocações que o Senhor continua a suscitar.
Essa ação está em sintonia com a missão da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, que promove espaços de escuta, discernimento e engajamento dos jovens na construção de um mundo mais justo e fraterno.









