Jovens da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil participaram da feira vocacional do Jubileu dos coroinhas, em Vila Velha, inspirando jovens no discernimento vocacional
Guilherme Freitas via MAGIS Brasil com informações de Maria e Alan
A vocação jesuíta foi apresentada durante o Jubileu dos coroinhas e cerimoniários da Arquidiocese de Vitória (ES), realizado no Colégio Marista de Vila Velha, no dia 18 de outubro de 2025. O evento reuniu cerca de 2.000 crianças, adolescentes e coordenadores para celebrar o Jubileu da Esperança, com missa, momentos de formação, louvor e uma feira vocacional.
A apresentação do carisma inaciano no evento teve como foco fortalecer a cultura vocacional, despertando nos participantes o desejo de discernir o próprio chamado e de viver a fé como serviço à Igreja e à sociedade.
JOVENS REPRESENTAM O CARISMA INACIANO
A representação ficou por conta de Maria Fernanda Vilela e Alan Oliveira, dois jovens que vivem e testemunham o carisma inaciano em suas realidades.
Maria Fernanda é liderança juvenil do Santuário Nacional de São José de Anchieta e participante de iniciativas da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, como a Escola MAGIS de Liderança Jovem. Já Alan é candidato ao noviciado da Companhia de Jesus no Brasil e atua também com as atividades do Santuário.
Durante a feira, eles apresentaram os caminhos realizados pela Companhia de Jesus no acompanhamento vocacional e a campanha “Ser Mais com os Demais”, que inspira jovens a encontrar sentido e propósito no serviço aos outros, a partir da espiritualidade inaciana.
“Foi um momento único e especial de celebração. Tivemos a oportunidade de conhecer diversas realidades de jovens e adolescentes da arquidiocese, apresentando um pouco da história e da missão da Companhia de Jesus, bem como seu apostolado juvenil. Foi profundamente renovador ver tantos jovens animados pelo desejo de servir e comprometidos com a missão”, partilhou Alan Oliveira.
JOVENS PROMOVENDO VOCAÇÕES
O envolvimento de jovens leigos na missão de promover vocações revela um aspecto fundamental da cultura vocacional inaciana: a convicção de que o chamado à missão é partilhado por todos os que fazem a experiência do “ser mais com os demais”.
Ao se colocarem a serviço em um espaço de escuta e partilha, Maria Fernanda e Alan testemunharam que promover vocações é responsabilidade de toda a comunidade, e não apenas dos religiosos consagrados.
COMPROMISSO COM O DISCERNIMENTO E A MISSÃO
A participação dos jovens reforça o compromisso da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil com o acompanhamento de jovens em seus processos de discernimento vocacional.
Dessa forma, a presença inaciana em eventos arquidiocesanos se torna um espaço privilegiado de diálogo entre fé, juventude e missão, em sintonia com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus.







