Frente Apostólica Juventude e Vocações marcou presença na Romaria e no III Seminário Vocacional, que reuniu animadores e animadoras de todo o Brasil
Ir. Douglas Turri, SJ, via MAGIS Brasil
Nos dias 23 e 24 de agosto, o Santuário Nacional de Aparecida sediou a Romaria e o III Seminário Vocacional, reunindo centenas de animadores e animadoras de diferentes regiões do Brasil. O encontro, que teve como tema “Peregrinos, porque chamados”, destacou a importância da juventude e vocações na vida da Igreja e reforçou a preparação para o 5º Congresso Vocacional do Brasil, previsto para 2026.

Presença da Companhia de Jesus
A Frente Apostólica Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil participou do evento, representada pelo atual Secretário Executivo do Eixo Vocações, Ir. Douglas Turri, SJ, e pelo Diretor do Centro MAGIS Burnier, Ir. Ubiratan Costa, SJ, (Ir. Bira). A presença dos jesuítas expressou o compromisso da Companhia de Jesus com a promoção vocacional e com o acompanhamento de jovens e comunidades em seus processos de discernimento.
Vozes do encontro
“Encontros como este renovam a certeza de que a animação vocacional só é autêntica e evangélica quando caminhamos juntos, ajudando cada pessoa a descobrir e viver a própria vocação como resposta ao Amor. O que queremos é colaborar para que a Igreja seja sinal do amor de Deus no mundo, presença comprometida com a justiça, a esperança e a vida em comunidade”, afirmou Ir. Douglas, SJ.
Já o Ir. Ubiratan Costa, SJ, destacou a força da comunhão: “É uma alegria ver tantas pessoas reunidas, religiosas e religiosos, consagradas e consagrados, padres diocesanos, famílias e jovens, todas movidas por um único propósito: fortalecer a cultura vocacional na Igreja. Em um tempo em que o individualismo cresce, momentos como este mostram que é possível caminhar juntos, testemunhando a beleza da diversidade de vocações a serviço do Reino de Deus”.
Caminho sinodal e esperança
O encontro reafirmou o horizonte sinodal da animação vocacional, em sintonia com a proposta de uma Igreja em comunhão, participação e missão. Dessa forma, a Romaria e o Seminário buscaram criar espaços de diálogo e renovar a esperança, despertando nos corações a alegria do seguimento de Jesus.
Ao integrar esse movimento, a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil fortalece sua missão junto às juventudes, promovendo uma cultura vocacional que inspira sentido, compromisso e serviço no mundo.









