O encontro ocorreu no Noviciado das Irmãs Dominicanas e já abrange o ritmo da campanha Ser + Com os Demais, trabalhando em um diálogo intercongregacional

Mais um final de semana de Exercícios Espirituais para jovens (EEJ), foi ministrado pelo Centro MAGIS Burnier no município de Porto Nacional/TO, no Noviciado Madre Anastasie, das Irmãs Dominicanas. Assim, dos dias 14 a 16 de junho, as religiosas abriram as portas do Noviciado não apenas para a equipe do MAGIS Burnier – composta pelo diretor do Centro, Ir. Ubiratan Costa, SJ (Ir. Bira), o candidato ao Noviciado da Companhia de Jesus, Antônio Figueirôa, , e o voluntário do MAGIS, Alan Gloss,– mas também para jovens leigos e leigas das comunidades vizinhas, que participaram do final de semana de oração.

Olhar fixo no Cristo

Contemplando a vida pública de Jesus, os seus milagres de cura, de partilha e de cuidado, os jovens puderam aprofundar a sua experiência de oração e de discipulado. Nesse sentido, os pontos de oração lhes serviram não somente como momentos de reflexão e de aprofundamento da espiritualidade, mas principalmente como ferramentas de discernimento para a construção de um projeto de vida a partir do exemplo concreto de Jesus, pautando-se na fraternidade e na escuta atenta dos irmãos e das irmãs.

Jornada Inaciana

Em meio ao silêncio da oração e aos momentos de partilha, os jovens também participaram atentamente da Jornada Inaciana, liderada pelo Ir. Bira Costa, SJ, que tocou em temas relevantes para a espiritualidade dos Exercícios, como os três graus de humildade (EE 164 e seguintes), as duas bandeiras (EE 137 e seguintes), e os três tipos de pessoas (EE 149 e seguintes). Tudo isso, além do filme «A Linguagem do Coração», que relata o exemplo da dedicação e da perseverança de uma religiosa francesa nos cuidados de uma jovem com deficiência, fez com que os jovens pudessem refletir acerca do magis inaciano, estando atentos e atentas a como mais servir e amar em suas vidas, sempre a partir do exemplo de Jesus.

“Nos vários momentos de partilha ocorridos ao longo do final de semana, ficou evidente a importância da oração inaciana na vida dos jovens que participaram do encontro. Vindos, em sua maioria, de experiências eclesiais muito distintas, a aplicação dos Exercícios não quer fazer com que esses jovens abandonem os seus modos de proceder, mas, pelo contrário, quer auxiliá-los, a partir da experiência de silêncio e da proximidade com Cristo, a se aprofundar ainda mais nos serviços que já realizam em suas comunidades”, afirmou Antônio Figueirôa.

Mais um módulo ainda ocorrerá em setembro deste ano também no Noviciado das Irmãs Dominicanas, a fim de continuar acompanhando a juventude daquela localidade e de ajudá-la a ser mais com os demais, como pede a Campanha Inter-redes da Companhia de Jesus no Brasil.

Compartilhar.
Deixe uma resposta