P. Odair José Durau, SJ
O Programa MAGIS Brasil, uma ação apostólica da Companhia de Jesus junto às juventudes, oferece aos jovens brasileiros a possibilidade de experimentar o amor de Deus, através dos Exercícios Espirituais (EE) de Santo Inácio de Loyola, por meio de 5 etapas. Este modo de adaptar os Exercícios é fruto de uma longa caminhada de jesuítas e leigos que acreditaram e acreditam que os jovens têm a capacidade de silêncio, de oração e de encontro profundo com o Cristo. Apresentaremos neste artigo, dividido em três partes, como é a proposta dos EE em etapas: 1) o que são os Exercícios Espirituais para Jovens em etapas; 2) as 5 etapas dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ) e 3) resgatando o que era normal para Inácio de Loyola.
1- Exercícios Espirituais para Jovens
Inácio de Loyola (1491-1556) teve sua vida transformada a partir da experiência da graça de Deus. Intitulado Peregrino, ele iniciou uma aventura humana e espiritual em busca da Vontade de Deus e, sobretudo, do desejo de “conhecer internamente a pessoa de Jesus para mais amá-Lo e segui-Lo” (EE 104). Toda esta novidade, vivenciada pelo jovem de Loyola, foi transcrita, por ele mesmo, num livro denominado Exercícios Espirituais.
Os Exercícios Espirituais nasceram mediante a vivência de Deus na vida do próprio Inácio. Gonçalves da Câmara, jesuíta que ouviu e transcreveu a Autobiografia de Inácio de Loyola, perguntou-lhe sobre os EE: “ele me disse que não os tinha escrito todos de uma vez, mas algumas coisas que ele observava em sua alma e as achava úteis a si e lhe parecia poderem ser úteis aos outros, as punha por escrito […]”1.
Na verdade, o livro dos Exercícios Espirituais não é necessariamente para ser lido, mas sim vivido. Nele encontramos orientações claras e precisas para que aquele que entra nessa dinâmica coopere com a atuação da graça de Deus. Inácio desejou, através desta metodologia, “ajudar as almas mediante uma educação espiritual que lhes permita compreender a ação da graça nelas (pessoas) e saber respondê-la”2.
É importante enfatizar que os Exercícios Espirituais foram pensados para serem vivenciados durante, aproximadamente, 30 dias. Há, também, os EE de 8 dias, bem como, os
Exercícios na Vida Cotidiana (EVC) e tantas outras modalidades. Contudo, os jesuítas, atentos aos sinais da realidade das juventudes e acreditando naquilo que a Companhia de Jesus tem de melhor – os Exercícios Espirituais –, pensaram, elaboraram e desejaram facilitar aos jovens uma experiência com a pessoa de Jesus, através dos Exercícios Espirituais em etapas, mais precisamente, em 5 etapas.
O objetivo dos Exercícios Espirituais para Jovens em etapas é viabilizar a proposta de Inácio de Loyola, sem perder ou deturpar a sua essência, a um público juvenil imerso em inúmeras atividades próprias desta fase, tais como: estudos, início da vida no mercado do trabalho, início da constituição de famílias e tantos outros momentos decisivos. Desse modo, acreditamos que os jovens, inspirados na experiência do amor de Cristo, podem encontrar e colocar em prática a Vontade de Deus e, sobretudo, dar um sentido à vida à luz do “conhecimento interno da pessoa de Jesus Cristo” (EE 104).
2- As 5 Etapas
No dia 19 de fevereiro de 2019, o Padre Geral da Companhia de Jesus, Arturo Sosa, publicou uma Carta com as 4 Preferências Apostólicas Universais. Elas, nos próximos 10 anos, guiarão os serviços apostólicos da missão dos jesuítas em todo o mundo. São elas3:
A. Mostrar o caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento.
B. Caminhar junto aos pobres, os descartados pelo mundo, os vulneráveis em sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça.
C. Acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança.
D. Colaborar com o cuidado da Casa Comum.
Em sintonia com as Preferências Universais da Companhia de Jesus, o Eixo dos Exercícios Espirituais do Programa MAGIS Brasil destaca, enfatiza e procura colocar em prática a Primeira Preferência Apostólica Universal: “Mostrar o caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento”. Na Carta, o P. Arturo Sosa destaca que “os Exercícios Espirituais de Santo Inácio constituem um instrumento privilegiado para tornar presente o Senhor Jesus, sua vida e obra, na diversidade de contextos sociais do mundo atual. Portanto, propomo-nos a viver a fundo os Exercícios Espirituais, de modo que nos levem ao encontro pessoal e comunitário e nos transformem”. O Padre Geral continua: “ao mesmo tempo nos
propomos a oferecer os Exercícios Espirituais em todas as possibilidades possíveis, abrindo a muitas pessoas, sobretudo aos jovens, a oportunidade de servir-se deles para entrar ou avançar no seguimento de Cristo. Viver os Exercícios Espirituais e a espiritualidade que deles deriva é o nosso modo preferencial de mostrar o caminho para Deus, através do compromisso com a missão redentora de Jesus Cristo na história”.
Inúmeros jesuítas, leigos e jovens, nos últimos anos, pensaram e fizeram a experiência dos Exercícios Espirituais na perspectiva das etapas. Portanto, essa modalidade não é uma novidade. A história confirma que este modo de proceder produziu e continua produzindo frutos entre os jovens do Brasil. Evidentemente que toda adaptação apresenta alguns pontos positivos e negativos. Não entraremos em detalhes, pois não é este o objetivo. Reiteramos que, como qualquer outro método, está passível de acertos e críticas.
As 5 etapas procuram, de algum modo, perpassar toda a experiência dos Exercícios Espirituais vivenciados e registrados por Inácio de Loyola. As etapas são realizadas, geralmente, nos finais de semana ou num feriado prolongado (3 ou 4 dias). Vamos elencar alguns elementos que são importantes para compreendermos como os EE são realizados em etapas. Facilitará o entendimento se a leitura se der sob a ótica de conteúdo e objetivos.
A Primeira etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ) é, particularmente, motivacional. Nela se inicia o caminho para o jovem realizar uma experiência humana e espiritual ao longo das etapas. O objetivo específico desta etapa é familiarizar os jovens com o método inaciano de oração (meditação, contemplação, exame da oração, exame de consciência, caderno espiritual, entre outros). É o momento oportuno para conscientizá-lo da importância do silêncio e iniciá-lo no acompanhamento espiritual personalizado. O tema principal é a experiência do amor de Deus, à luz do itinerário de Inácio de Loyola e da própria experiência da vida do jovem. A experiência atesta que quando se resgata a história pessoal, sob o prisma de uma autobiografia, o jovem vai se dando conta do amor de Deus na sua vida. É recomendável propor temas como a teografia (as marcas de Deus ao longo da vida) e a mistagogia (como o jovem foi e está sendo conduzido ao Mistério mediante as marcas).
A Segunda etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens compreende o Princípio e Fundamento (EE 23) e a Primeira Semana dos EE (EE 45-72). É a etapa propícia, eis o objetivo, para que o jovem sinta-se pecador perdoado e amado por Deus. Pertencem a esta etapa as Anotações (EE 1-21), o Exame Geral e Particular (EE 32-43), as Regras de Discernimento Espiritual (EE 313-327) e as Adições (EE 73-90). Convém, também, propor a celebração sacramental da misericórdia por meio da confissão. É a etapa que o jovem poderá “sentir e saborear as coisas internamente” (EE 2), sobretudo, o dom da criação e a gratuidade do amor de Deus pelo ser humano.
A Terceira etapa dos EEJ introduz o jovem nos exercícios de contemplação, a compreender o exercício do Chamado do Rei (EE 91-98) e alguns elementos do início da Segunda Semana dos EE (a encarnação, o nascimento, a infância, a vida oculta, o batismo e o início do ministério de Jesus). O objetivo central é facilitar que o jovem realize a experiência do “conhecimento interno da pessoa de Jesus, que se fez homem, para mais amá-Lo e segui-Lo” (EE 104). Nesta etapa convém apresentar as Regras de Discernimento Espiritual da Segunda Semana dos EE. A partir desta etapa, o foco não será mais a dinâmica e a malícia do pecado, mas a pessoa de Jesus. Para Domínguez Morano, “desejar e conhecer o que seja mais agradável à sua divina bondade (EE 151), desejar e optar por aquilo que mais nos conduz ao fim para que fomos criados (EE 23). Este desejo configura a dinâmica dos EE.EE desde o Princípio e Fundamento até o final…”4.
A Quarta etapa é a continuidade da Segunda Semana dos EE, sobretudo, os outros mistérios da vida pública de Jesus, tais como: as tentações, o anúncio do Reino, os primeiros discípulos, entre outros. A esta etapa pertencem, também, a “jornada inaciana” (Duas Bandeiras (EE 136-148); Três Classes de Pessoas (EE 149-157) e os Três modos de Humildade (EE 164-168)). O jovem vai descobrindo quem ele é e o que ele pode ser a partir do momento que contempla a vida de Jesus. Nesta etapa, o jovem é motivado a iniciar a elaboração de um Projeto de Vida (Eleição ou Reforma de Vida), o qual poderá ser concretizado no intervalo da Quarta e Quinta etapas.
A Quinta etapa dos EEJ compreende a Terceira (EE 190-209) e a Quarta (EE 218-229) Semanas dos EE, inclusive a Contemplação para Alcançar o Amor (EE 230-237). Para esta etapa, é fundamental que o jovem tenha presente o seu Projeto de Vida e esteja atento para uma possível revisão, seguida de uma confirmação. Faz parte desta etapa, as Regras para ordenar-se na alimentação (EE 210-217) e as Regras para sentir com a Igreja (EE 352-370). Conforme Barreiro Luaña, “quem contempla os mistérios da vida de Jesus descobre os caminhos que deve percorrer para seguir, amar e servir a Deus e aos irmãos no mundo e na história… ao celebrar o memorial da morte de Jesus na cruz e Ressurreição”5.
Ao final do caminho dos Exercícios Espirituais para Jovens em etapas, o jovem é convidado a realizar outras experiências, a saber: os EE de 8 dias, os Exercícios na Vida Cotidiana (EVC), fazer um voluntariado de longa duração. Inúmeros jovens que concluíram as etapas poderão colaborar nas equipes responsáveis pelos EEJ em etapas. Enfim, há infinitas possibilidades para viver a proximidade com o Cristo.
3- Resgatando o que era normal para Inácio de Loyola
Diante das maravilhas realizadas por Deus em sua vida, Inácio de Loyola começou a compartilhá-las com os outros. Ele foi repreendido por algumas autoridades eclesiásticas por não ter estudado teologia. Desse modo, ele toma o firme propósito de estudar. O Peregrino “estuda primeiro gramática em Barcelona durante dois anos (1525-1526), em seguida, vai à Universidade de Alcalá (1526-1527), depois em Salamanca (julho a setembro de 1527) e Paris (1528-1535) onde recebe o título de Mestre em Artes em 14 de março de 1535”6.
Em Paris, Inácio começou a reunir alguns jovens, dentre eles: Pedro Fabro, Francisco Xavier e outros, e, paulatinamente, propunha-os a experiência dos Exercícios Espirituais. Nesta cidade, aplicar os EE aos jovens era algo comum para o Peregrino, pois os ajudava a empreender toda a potencialidade humana para “a maior glória de Deus”. Enfatizamos e resgatamos a história para justificar o fato de facilitar e proporcionar os EE para os jovens de hoje.
A Companhia de Jesus, desde a sua fundação até o momento presente, procurou ajudar as pessoas a encontrarem-se com Deus, através dos Exercícios Espirituais, sobretudo aos jovens. John O’Malley comenta que “ensinar a orar teve uma grande importância nos primeiros ministérios da Companhia […] quando Jerônimo Nadal, em sua Apologia dos Exercícios, revia as calamidades que afligiam o mundo cristão, enumerava, entre as principais, a ignorância de como orar”7. Conforme Ignacio Iparraguirre, “os jesuítas impregnavam tudo de oração. Procuravam que a alma por si mesma se colocasse em contato com Deus e fosse recebendo d’Ele a luz e a força necessárias. Esta atitude demonstra a necessidade da graça e da oração para avançar na vida espiritual”8.
O Sínodo dos Bispos sobre os jovens afirma que “em geral, eles (jovens) declaram que estão à procura do sentido da vida e demonstram interesse pela espiritualidade. Mas, por vezes, esta solicitude configurou-se mais como uma busca de bem-estar psicológico do que abertura ao encontro com o Mistério do Deus vivo”9. De fato, o estado espiritual de muitos jovens revela uma busca pelo divino. Em várias situações, esta procura confunde ou harmoniza-se na busca pelo sentido da vida que move inúmeras pessoas a diversas experiências. Nesta perspectiva, a dinâmica dos Exercícios Espirituais para Jovens em etapas proporciona não um contato com um conjunto de ideias ou doutrinas, mas uma experiência profunda e transformante com a pessoa de Jesus.
Portanto, após discernir os sinais da realidade, acredita-se que aplicar os Exercícios Espirituais para Jovens em etapas torna-se um imperativo. Inspirados por Jerônimo Nadal, jesuíta contemporâneo a Inácio de Loyola, acredita-se que a vida de Cristo faz sentido para muitos jovens: (Nadal) “tinha gravado em sua alma que o espírito de Inácio está centrado na transformação do exercitante em Cristo e, para isso, não se contenta com a entrega da memória, do entendimento e da vontade para o conhecimento e amor de Cristo. Inácio deseja chegar à sua sensibilidade interna e externa para capacitá-lo a projetar sua própria vida no mundo (por meio da imaginação para que possa trabalhar com Ele e como Ele). É uma espiritualidade de encarnação na vida real, a qual deseja para a Companhia e para o convertido por seus Exercícios Espirituais”10.
Que Deus nos dê a graça de acreditar que os Exercícios Espirituais são um caminho seguro para facilitar o encontro entre Deus e os jovens.