Renilson Carvalho Tomaz, SJ

“Consolai o meu povo” (Is 40,1)

Inspirado pelo clamor do profeta — “Consolai o meu povo” (Is 40,1) —, Renilson responde ao chamado de Deus com generosidade e entrega. Sua história vocacional é marcada por uma profunda experiência nos Exercícios Espirituais, pelo serviço aos mais pobres e pelo desejo sincero de ser sinal da compaixão de Cristo. Em 2025, ele será ordenado presbítero na Companhia de Jesus, confirmando seu compromisso de amar e servir sempre mais, com e pelos demais.

Quais são os três principais destaques da sua formação jesuíta?

O meu itinerário de formação jesuítica foi marcado pela profunda experiência de Deus nos Exercícios Espirituais, percebendo a presença de um Amor maior que me chama deixar meu próprio amor, querer e interesse. Um convite a uma alteridade radical, acolhendo o outro como presença viva do Cristo ressuscitado, especialmente nos mais pobres e descartados deste mundo. E um chamado a consolar este povo sofrido, como o Cristo exerce o ofício de consolar (EE 224).

Uma breve biografia pessoal

Sou o filho mais novo de uma família de migrantes mineiros no Distrito Federal. Minha vida profissional desenvolveu-se no setor público, principalmente na Justiça Eleitoral. Ingressei na Companhia em 2016, depois de uma rica experiência no Plano de Candidatos em Porto Alegre.

O noviciado foi um tempo de graça, marcado por experiências fundantes como os Exercícios Espirituais. Um tempo de aprofundamento na tradição da Companhia, realizando experiências que nos aproximam dos primeiros jesuítas. E o cultivo da vida comunitária ao sentir-me parte de um corpo apostólico.

Qual é a sua formação acadêmica?

– Bacharel em Filosofia (FAJE – Belo Horizonte-MG)
– Bacharel em Teologia (FAJE – Belo Horizonte-MG)

O que você espera ou deseja para a sua missão após a ordenação?

A ordenação presbiteral, no contexto da formação jesuítica, constitui um meio para mais amar e servir. Deste modo, desejo que o ministério ordenado seja um caminho de crescimento humano e espiritual. Um meio que me configure mais ao Cristo que consola o seu povo.

Qual é um talento que você desenvolveu ou cultivou como jesuíta e por que ele é importante para você?

O acompanhamento espiritual é um talento que venho cultivando, pois uma vez que encontrei graça e perdão neste caminho de maior intimidade com Deus nos Exercícios Espirituais, sigo com alegria mostrando o caminho para Deus neste itinerário de fé.

O que você mais ama na Companhia de Jesus?

O que mais amo na Companhia de Jesus é a possibilidade de sermos contemplativos na ação: enraizados em Cristo e inseridos no coração do mundo.

Qual é uma coisa que você diria para alguém que está considerando entrar na Companhia hoje?

Uma palavra para quem tem o desejo de entrar na Companhia: manter os olhos fixos no Senhor e discernir a cada passo qual sua vontade, confiando no chamado, pois Ele nos acompanha a cada passo com carinho. 

Sua história vocacional em apenas seis palavras.

Sede, reencontro, encantamento, discernimento, envio, realização.

Ordenação Presbiteral

Reze por nossos ordinandos

A ordenação é sinal de uma vida entregue a Deus e ao povo. Reze conosco por esses companheiros e por todos os jovens que escutam o chamado de Deus.