Evento reuniu, bispo, jesuítas, religiosas, religiosos e leigos na FAJE para fortalecer a missão vocacional na Companhia e Igreja no Brasil

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL com informações de Aldeman Neto, SJ

Fotos: Ronnaldh Oliveira e David Cordeiro

Entre os dias 1 e 3 de novembro, a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, sediou o I Fórum Vocacional Inaciano, evento que reuniu cerca de 80 participantes, incluindo jesuítas, religiosas e leigos(as) ligados à missão vocacional da Companhia de Jesus. Com o tema “Com Inácio de Loyola, Peregrinos da Esperança”, o Fórum proporcionou momentos de reflexão e troca de experiências, com o objetivo de promover uma cultura vocacional mais sensível e colaborativa nas redes e obras jesuítas do Brasil.

Estiveram presentes também, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre/RS e membro do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), Dom Juarez Destro, como também a religiosa participante do SAV-CRB Minas e Novas Gerações, Irmã Taline Steffen, FSCJ que puderam explanar acerca da temática “Sentir com a Igreja – os trabalhos por uma cultura vocacional na Igreja do Brasil”.

Reflexões e partilhas sobre vocação e missão

Fotos: Ronnaldh Oliveira e David Cordeiro

O encontro teve início na sexta-feira (01), com uma mesa-redonda que contou com a presença do sócio do provincial, Ir. Davidson Braga, SJ, o secretário para juventude e vocações, Pe. Edson Tomé Pacheco, SJ, e o coordenador do Plano de Candidatos, Pe. Ponciano Petri, SJ, que apresentaram o tema central.

O dia incluiu ainda conferências sobre temas como o “sentir com a Igreja” no trabalho vocacional, a vocação do irmão jesuíta e o papel do magistério do Papa Francisco na promoção vocacional.

Participaram, também, o coordenador latino-americano para juventude e vocações da CPAL, Pe. Hernán Quezada, SJ, e o coordenador de juventudes da Colômbia, Pe. Daniel Castro, SJ, que discutiram as ações de promoção vocacional na Companhia de Jesus em nível latino-americano.

Sábado de aprendizado e convivência

Fotos: Ronnaldh Oliveira e David Cordeiro

O segundo dia trouxe à tona o discernimento vocacional na Companhia de Jesus, abordando desde os ensinamentos de Santo Inácio e os primeiros jesuítas até os desafios atuais. O sábado também incluiu discussões sobre o papel das redes de educação e das paróquias jesuítas como espaços vocacionais, além dos desafios das “vocações em idade adulta” na vida religiosa consagrada, com contribuição do professor da FAJE, Pe. Valdemir Vitório, SJ. A programação também contou com uma intervenção artística intitulada “Vocação é chamamento” foi apresentada por jesuítas, celebrando a diversidade de dons e vocações.

Conclusão com Eucaristia e lançamento de teaser de documentário

No domingo (3), o Fórum Vocacional Inaciano encerrou-se com o lançamento do teaser do mini-documentário “PROVOCAÇÃO”, seguido por momentos de oração e uma Eucaristia presidida pelo superior do núcleo apostólico Belo Horizonte e Santa luzia, Pe. Alexandre Raimundo, SJ. O evento foi marcado por um forte sentimento de consolação e esperança, refletindo o desejo de fortalecer a missão da Companhia de Jesus no Brasil e promover maior colaboração entre os diferentes atores envolvidos na construção de uma cultura vocacional.

Confira mais fotos do I Fórum Vocacional no hotsite do evento em https://magisbrasil.org.br/forum/.

Compartilhar.
Deixe uma resposta