Evento em Belo Horizonte debateu precarização da vida de jovens e estratégias de sobrevivência na América Latina

Emiliana Monteiro via MAGIS Brasil

A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil participou ativamente do 5º Simpósio Nacional e 2º Simpósio Internacional: Aproximações com o Mundo Juvenil, realizado de 11 a 13 de julho de 2024, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte/MG. Com o tema “Precarização da Vida de Jovens e as Estratégias Juvenis de Sobrevivência na América Latina”, o evento contou com representantes importantes, incluindo o Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas no Brasil, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ e a Secretária Executiva da Rede Inaciana de Juventude, Emiliana Monteiro, além de cerca de 80 participantes entre adultos e jovens.

Foto: Pe. Edson Tomé Pacheco, SJ – Arquivo Pessoal

Estrutura do encontro

O simpósio, uma iniciativa da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude em parceria com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, estruturou-se ao longo de três dias com mesas de debates, apresentações e lançamentos importantes. A mesa de abertura foi mediada por Victor Nedel (UFRGS) e contou com a participação do P. Edson Tomé Pacheco, SJ, Drª Martha Lucía Gutiérrez (Pontifícia Universidade Javeriana – Colômbia) e P. Geraldo Luiz De Mori, SJ (FAJE).

Cátedra João Batista Libânio

No segundo dia, as discussões focaram nas experiências juvenis em contextos de precarização, seguidas pelo lançamento da Cátedra João Batista Libâneo de Juventude, apresentada pelo P. Francys Silvestrini Adão, SJ. A cátedra, criada em 12 de julho de 2024, homenageia Libâneo e sua contribuição teológica sobre as juventudes. Também foram abordadas políticas e micropolíticas do cotidiano com Prof. Dr. Robson Sávio (PUC Minas) e Rafaella Lima (Agência de Iniciativas Cidadãs).

Foto: Pe. Edson Tomé Pacheco, SJ – Arquivo Pessoal

Participação mútua

O terceiro dia do evento foi dedicado a comunicações orais em quatro Grupos de Trabalho (GTs): juventudes, educação e processos educativos; juventudes e fenômeno religioso; juventudes, territórios e desigualdades; e políticas públicas, políticas afirmativas e participação social. O evento culminou com uma mesa de encerramento onde foi apresentada a carta-síntese da Rede Iberoamericana de Pesquisadores de Juventude.

O Simpósio “Aproximações com o Mundo Juvenil” proporcionou um espaço de debate, aprendizado e troca de experiências, reunindo atores de diversas frentes da sociedade para discutir questões juvenis e construir novos saberes e estratégias de atuação. A participação do MAGIS Brasil reforça o compromisso com a juventude e a busca por soluções para as adversidades enfrentadas pelos jovens na América Latina.

Compartilhar.
Deixe uma resposta