Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas no Brasil e Coordenador de Comunicação Nacional da Rede Inaciana de Juventude dialogaram com cerca de 80 jovens de forma remota

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL

A noite do último sábado de julho foi marcada por reflexão e diálogo com cerca de 80 jovens provenientes da Província Jesuíta do Peru. Com um programa formativo sólido, o encontro contou desta vez com o apoio do Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ, e do coordenador de comunicação nacional da Rede Inaciana de Juventude, Ronnaldh Oliveira.

A videoconferência online, que durou pouco mais de 1h30, abordou a temática: “Vocação e Serviço: descobrir o chamado à missão e comprometer-se com o serviço”. Padre Edson abordou de forma teológica e prática a dimensão vocacional como dom universal, dado por Deus e vivenciado como serviço aos demais. Ele também enfatizou a maneira de servir à sociedade a partir da espiritualidade herdada de Santo Inácio de Loyola.

Já Ronnaldh abordou a temática do serviço no ambiente digital, apontando aos jovens como um novo território de missão, onde se pode de forma muito atual viver a vocação. “Os ambientes digitais são lugares propícios para nós, jovens, nos relacionarmos com outros jovens e nos tornarmos, assim como pede o Papa Francisco, missionários digitais. Essa missão é nossa. Somos vocacionados dessa nova era”, disse Ronnaldh.

O secretário para juventude e vocações acredita que estar com esses jovens é muito importante para a missão universal da Companhia de Jesus: “Estamos falando de uma rede universal da Companhia. Sentir que, como jesuítas, podemos acompanhar jovens para além fronteiras, contribuindo com visões, perspectivas e criando novos diálogos não tem preço. Jovem é jovem onde quer que esteja e ouvi-los me deixou consolado! Buscam entender seus projetos de vida e contam conosco nessa tarefa”.

Após a explanação dos dois assessores, houve uma rodada de perguntas e diálogos.

Compartilhar.
Deixe uma resposta