Com financiamento de até 5 mil euros, as bolsas José Maria Brito SJ apoiam jovens em projetos de evangelização on-line, oferecendo formação técnica, estratégica e espiritual, além de perpetuar o legado do sacerdote na comunicação digital
MAGIS Brasil com UNISINUS
Os Jesuítas em Portugal anunciaram, na quarta-feira (8), o lançamento do programa de bolsas José Maria Brito SJ, com o apoio da Fundação Porticus, voltado para apoiar os jovens em projetos de evangelização on-line. Padre José Maria, SJ, falecido em 2024, foi um entusiasta da comunicação digital e fundador do site Ponto SJ, que dirigiu por cinco anos.
Com financiamento de até 5 mil euros, as bolsas têm como objetivo custear a formação técnica, estratégica ou espiritual dos jovens selecionados.
Além disso, os beneficiários poderão atuar como voluntários em eventos e projetos do Ponto SJ, fortalecendo sua experiência prática na área.
As candidaturas estão abertas até o dia 31 de janeiro, e a seleção irá considerar a qualidade das propostas apresentadas. O número de contemplados e os valores atribuídos a cada projeto serão definidos com base nos critérios estabelecidos pela equipe avaliadora. Essa iniciativa também busca perpetuar o legado do padre José Maria no âmbito da comunicação e da evangelização digital.
Em celebração ao aniversário natalício do padre José Maria, no sábado (11), foi realizada uma homenagem em Évora. A programação contou com uma missa na Igreja do Espírito Santo, seguida de um jantar partilhado no Casarão. À noite, foi apresentado o livro Crescer em Jesus, escrito pelo padre José Maria e sua mãe, Domingas Brito, com ilustrações de Estela Cameirão.