FRENTES APOSTÓLICAS

JUVENTUDE E VOCAÇÕES

Os jesuítas caminham com a juventude e acompanham os jovens, por meio de espaços de acolhida físicos e digitais. Hoje, o trabalho com a juventude e vocações é uma das preferências apostólicas da Companhia de Jesus no Brasil.

Nossos projetos e nossas atividades levam o jovem a perguntar-se pelo sentido da vida. Nossa missão é ajudá-lo na construção de seu projeto de realização pessoal como dom e serviço aos demais.

 

Em nossos Centros de Juventude, espaços, frentes apostólicas e redes sociais da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL, como também no trabalho em rede que realizamos junto das escolas, universidades, paróquias, coletivos etc, promovemos pesquisa, publicação e assessoria a educadores e a organizações juvenis. Proporcionamos experiências que possibilitam a vivência da vocação em Cristo e que promovem a formação integral do jovem. Todas as obras e missões coordenadas pela Companhia de Jesus buscam formar jovens Conscientes, Competentes, Compassivos, Comprometidos e Contemplativos para o serviço à sociedade, onde Deus lhe chama a Amar e Servi

Educação 

Atenta às questões do mundo e à luz da inspiração inaciana, a Rede Jesuíta de Educação responde, com imaginação e criatividade, aos desafios do mundo contemporâneo, enfatizando sua essência eminentemente humanista.

No Brasil, a Rede Jesuíta de Educação é responsável por 17 escolas, colégios e creches, que reúnem mais de 31 mil alunos e quase 2 mil educadores. Integra, também o apostolado educacional da Companhia de Jesus no Brasil, no âmbito da educação superior, seis Instituições de Educação Superior (Universidades, Centros Universitários e Faculdades), além de atuar fortemente na área de Educação Popular, por meio de várias iniciativas, como Centro Santa Fé, Projeto OCA (Oficinas Culturais Anchieta), CAC (Centro Alternativo de Cultura) e Fundação Fé e Alegria, que atua em 14 estados, atendendo a mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens.

Paróquias, Igrejas, Santuários e Capelanias.

A Rede Diakonia congrega as 23 paróquias, 7 igrejas, 4 santuários e o serviço de capelanias da Companhia de Jesus no Brasil. Organizando-se em rede, visa prestar o melhor serviço ao povo e à Igreja.
Cada unidade tem sua identidade própria, mas com um direcionamento comum, buscando concretizar o ideal de ser “comunidade de comunidades litúrgicas, missionárias e de fé em Jesus Cristo e seu Reino”.
As paróquias jesuítas estão alinhadas com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, mas também estão inseridas nas Dioceses locais e seguem suas orientações pastorais. Como obras da Companhia de Jesus, a identidade das paróquias caracteriza-se, de maneira especial, na atenção à formação de lideranças leigas comprometidas com o Evangelho.
As Igrejas e Santuários se destacam pela atenção aos peregrinos que vêm buscar nas celebrações dos sacramentos o alimento necessário à vivência cristã. Enquanto que as capelanias exercem um importante serviço de acompanhamento espiritual em instituições onde a Companhia está presente, oferecendo apoio pastoral e sacramental aos que necessitam.

Colaboração, Fé e Espiritualidade

A Rede Servir é coordenada pelo Secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade, que integra o Conselho para a Missão da Província do Brasil. O objetivo desta rede é animar e promover a experiência transformadora da fé, por meio dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, nas suas diversas modalidades. Entre seus aspectos, estão:

1. Colaboração na mesma missão de Cristo, para promover e animar a criação de uma cultura colaborativa na Província a serviço da Igreja do Brasil e da América Latina, envolvendo Jesuítas, Clero, Religiosos(as) e Leigos(as) no serviço apostólico.

2. Serviço da Fé: em um mundo cada vez mais secularizado, é urgente promover a Fé em diálogo aberto com a cultura, com outros credos, com outras religiões e com outros segmentos. Cabe ao Serviço para Colaboração, Fé e Espiritualidade (Secofe) animar e visibilizar esse serviço a partir de nossas Casas de Retiros, Centros Loyola de fé, cultura e espiritualidade, SIES, Núcleos Inacianos, Assim como da Revista Itaici, outras obras.”

Justiça Socioambiental

Esta frente apostólica é conduzida pela Rede de Promoção da Justiça Socioambiental (RPJSA), que é uma rede entre redes que formam um todo. Seu papel é explicitar a urgência de relações justas na sociedade sob o guarda-chuva da ecologia integral. Uma das forças da RPJSA é a sua diversidade e presença histórica em diferentes lugares do território brasileiro, através de diversos centros, obras e frentes de ações apostólicas específicas.

A RPJSA participa da vida do povo brasileiro, dedicando-se de forma mais explícita ao cuidado das pessoas pobres, descartadas, em situação de vulnerabilidade e o cuidado da casa comum. Atende crianças e famílias em situação de vulnerabilidade; acompanha migrantes e refugiados; assessora comunidades na luta por seus direitos (como povos indígenas e tradicionais); acompanha movimentos de moradia e cooperativas que buscam novas formas de comércio e economia; forma lideranças populares em vista do fortalecimento da participação popular e da democracia; incide em espaços de formulação de políticas públicas; promove a equidade racial e a educação popular, entre outras ações.

Também prestamos importantes serviços a organismos e grupos eclesiais, em sintonia com as igrejas locais.

 as frentes apostólicas compõe a ampla missão da Companhia de Jesus no Brasil !

embarque nessa conosco!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?