Wesley Heleno de Oliveira, SJ

"Este é o meu Filho amado, escutai-o." (Mt 17,5)

Wesley Heleno de Oliveira, SJ nasceu em 13 de setembro de 1980, na cidade de São Paulo (SP). Filho de Vitar Teresa de Oliveira e Antonio Pedro de Oliveira, cresceu no bairro de Guaianases, na Zona Leste da capital paulista, onde recebeu o Batismo na Paróquia São Benedito e iniciou sua caminhada de fé.

Antes de ingressar na Companhia de Jesus, formou-se em Psicologia e exerceu a profissão durante onze anos. Sua vocação religiosa e presbiteral amadureceu no contexto de sua participação na vida da Igreja e do acompanhamento vocacional realizado junto aos jesuítas. Em 5 de fevereiro de 2016, ingressou na Companhia de Jesus, iniciando um caminho formativo marcado pela espiritualidade inaciana, pelo estudo e pela missão.

Ao longo da formação, encontrou nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio um caminho privilegiado para conhecer mais profundamente a Cristo e discernir o chamado de Deus para sua vida. Além da formação filosófica e teológica realizada na Companhia, reconhece na espiritualidade inaciana, no apostolado intelectual e na disponibilidade para a missão os pilares de sua vocação. Inspirado pelo lema de sua ordenação — “Este é o meu Filho amado, escutai-o” (Mt 17,5) —, deseja colocar seus dons a serviço da Igreja, colaborando na formação espiritual, no diálogo entre fé e razão e no anúncio do Evangelho.

Quais são os três principais destaques da sua formação jesuíta?

Preparação espiritual por meio dos Exercícios Espirituais. O estilo jesuítico, ou mais propriamente o espírito jesuítico comunicado por Santo Inácio à Companhia de Jesus e a toda a Igreja, funda-se na experiência dos Exercícios Espirituais. O jesuíta é o religioso que leva o nome de Jesus. Somos companheiros de Jesus; eu sou companheiro de Jesus, e somos companheiros entre nós.

A experiência que fiz de encontro com Cristo, em Companhia, é fonte de consolação espiritual e de força para a vida e a missão. Os Exercícios Espirituais me deram um caminho para buscar e encontrar Jesus. Tudo isso reconheço ser iniciativa da graça divina que me alcançou e abraçou.

Formação humanística e intelectual. As Humanidades constituem um eixo estruturante da formação humana e intelectual na tradição jesuítica. Da Ratio Studiorum à moderna pedagogia inaciana, os esforços formativos têm como meta educar a pessoa para tornar-se mais humana, capaz de apreciar a beleza, pensar criticamente e cultivar sua abertura ao Deus revelado. No tempo do Juniorado, um ano letivo dedicado às Humanidades potencializou em mim o senso estético, convidou-me a repensar as grandes questões existenciais e abriu novas perspectivas para louvar e reverenciar a Deus a partir da minha humanidade.

Engajamento apostólico na vida-missão. Disponibilidade para a missão e entrega total à missão que é de Cristo. O ardor missionário jesuíta nasce da convicção de que participamos da missão de Cristo. Abraço a missão recebida como dada pelo próprio Deus, por meio da destinação feita pelo Padre Provincial. Trata-se de uma obediência discernida, vivida em diálogo com o Superior e confirmada no chão concreto da missão.

O engajamento apostólico exige o envolvimento de toda a nossa pessoa — corpo, alma e espírito — colocados a serviço da missão. É confiar que Cristo caminha conosco. Cristo é o protagonista; nós somos seus colaboradores.

Qual é a sua formação acadêmica?

Minha primeira formação acadêmica e profissional é a Psicologia, ciência e profissão à qual dediquei onze anos de serviço profissional. Ainda hoje, na Companhia, exerço muito pontualmente a Psicologia.

Posteriormente, cursei Licenciatura Plena em Filosofia, Mestrado em Filosofia e Bacharelado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte. Atualmente, preparo-me para o Doutorado em Teologia.

O que você espera para sua missão após a ordenação?

Avançar e concluir o Doutorado em Teologia que o Provincial me confiou e colocá-lo a serviço da Província e da Igreja, ao mesmo tempo em que exerço o ministério ordenado de presbítero: presidir a Celebração Eucarística, orientar retiros espirituais para leigos e religiosos e oferecer formação em espiritualidade inaciana para diferentes públicos.

Desejo também colaborar ativamente com o apostolado intelectual, segundo o espírito jesuítico, no diálogo entre fé e razão, teologia e ciências, na Igreja e na sociedade de hoje. É meu forte desejo contribuir para a consolação espiritual das pessoas, com fidelidade criativa, inspirado pelas fontes cristãs e inacianas e pelo nosso modo de proceder.

Qual talento você desenvolveu como jesuíta?

Acredito que o talento que mais desenvolvi — e continuo desenvolvendo — é a escuta espiritual. A Psicologia me ensinou a escuta clínica; os Exercícios Espirituais e a Companhia me ensinaram a escuta espiritual. Coloco essa escuta a serviço da cura personalis, do acompanhamento e da consolação espiritual das pessoas, crentes e descrentes.

O que você mais ama na Companhia de Jesus?

O que mais amo na Companhia de Jesus e nos companheiros jesuítas é a nossa paixão pelos Exercícios Espirituais, indissociável do amor intenso pela missão apostólica. Vida e missão nos mais distintos contextos e fronteiras geográficas e existenciais.

A missão é de Cristo. Eu, companheiro de Jesus, compartilho e colaboro na missão que é d’Ele. O vínculo afetivo e espiritual com Jesus me configura n’Ele (Gl 2,20) e me encoraja no ministério apostólico. Essa entrega de vida só é possível pela graça que me é dada, dia após dia, de configurar meus sentimentos aos sentimentos de Cristo Jesus (Fl 2,5).

O que você diria para alguém que está pensando em entrar na Companhia?

Que permita a si mesmo ser surpreendido pela experiência dos Exercícios Espirituais. Trata-se de uma experiência mistagógica da fé, uma oportunidade de encontro com Cristo e de descoberta de si mesmo em Deus.

Silencie-se. Escute. Converse com Deus a partir do mais profundo de seu interior. Depois, venha e veja onde estamos e em que estamos engajados nas distintas missões. Você perceberá que a Companhia tem espaço para que você sirva a Deus e também se realize humanamente.

Sua vocação em seis palavras

Amor a Deus; configuração a Cristo; espiritualidade inaciana; discernimento; apostolicidade; união dos corações.

Ordenação Presbiteral

A Província dos Jesuítas do Brasil celebra com alegria a ordenação presbiteral do Diác. Wesley Heleno de Oliveira, SJ. Inspirado pelo lema “Este é o meu Filho amado, escutai-o” (Mt 17,5), Wesley dá mais um passo em sua resposta ao chamado de Deus, colocando sua vida a serviço da Igreja e da missão da Companhia de Jesus.

Informações da celebração

Data: 18 de julho de 2026
Horário: 10h

Local: Igreja Matriz da Paróquia São Benedito
Rua Salvador Gianetti, 762 – Guaianases
São Paulo (SP)

Ordenante:
Dom Algacir Munhak, C.S.
Bispo da Diocese de São Miguel Paulista

Primeira Missa

Data: 19 de julho de 2026
Horário: 11h

Local: Igreja Matriz da Paróquia São Benedito
São Paulo (SP)

Reze por nossos ordinandos

A ordenação é sinal de uma vida entregue a Deus e ao povo. Reze conosco por esses companheiros e por todos os jovens que escutam o chamado de Deus.