Atividade reuniu participantes de todo o Brasil no Mês da Bíblia e destacou a Palavra de Deus como luz para a vocação
Ir. Douglas Turri, SJ via MAGIS Brasil
Na noite da última quarta-feira, dia 17 de setembro de 2025, aconteceu o encontro online sobre Bíblia e vocação, promovido pelo Secretariado para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil. A iniciativa integrou a programação especial do Mês da Bíblia, quando a Igreja no Brasil convida a redescobrir a centralidade da Palavra de Deus como fonte de vida e missão.
Quem participou
A atividade reuniu jovens em busca de discernimento, animadores vocacionais, missionários, religiosos e catequistas de diversas regiões do país. Todos participaram motivados pelo desejo de fortalecer sua espiritualidade e aprofundar a missão.
A reflexão do Pe. Contieri, SJ
O encontro contou com a reflexão do Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, biblista e diretor do Pateo do Collegio. A partir de Lucas 9,57-62, ele apresentou três cenas de vocação que mostram as exigências do seguimento de Jesus.
“O Deus da revelação bíblica é um Deus que fala. Ele se comunica pela sua Palavra e nos convida a segui-lo no caminho para Jerusalém, marcado pela entrega e pela confiança”, destacou o jesuíta.
Segundo ele, a Palavra é sopro que transmite o Espírito e doçura que consola e anima:
“A vida da Igreja depende da Palavra de Deus. É ela que sustenta a fé, aquece o coração e gera comunhão. Seguir Jesus implica desejar preferi-lo acima de tudo, mesmo com fragilidades, confiando que Ele nos dá força para superar medos e desapegos.”
O testemunho que atrai
Momentos de oração, partilha e diálogo marcaram o encontro, desafiando os participantes a refletirem sobre como anunciar o Evangelho de forma atraente no mundo de hoje. Para o Pe. Contieri, o caminho está no testemunho de vida e na simplicidade:
“O despojamento radical é sempre atrativo. A coerência e a alegria de quem segue Jesus são o maior anúncio vocacional.”
Próximos passos
O Secretariado para Juventude e Vocações seguirá promovendo encontros nos meses de outubro e novembro, incentivando jovens e comunidades a refletirem sobre a vocação como chamado de Deus.
Compromisso com a cultura vocacional
Essas iniciativas fazem parte do compromisso do Secretariado de animar a cultura vocacional em toda a Província e de reconhecer também o valor do ambiente digital. Como recordava o Papa Francisco, o ambiente digital deve ser um dos espaços onde podemos crescer e amadurecer na fé, tornando-se lugar de encontro, comunhão e anúncio do Evangelho, para que a Palavra de Deus continue a iluminar o discernimento e inspirar novos “sims” a serviço do Reino.







