MAGIS Brasil participa do Congresso de Comunicação da CRB 

Compartilhe :
Facebook
Email
X
LinkedIn
WhatsApp
Participação da Rede Inaciana de Juventude - MAGIS Brasil no Congresso de Comunicação da CRB Nacional

Rede Inaciana de Juventude marcou presença no 2º Congresso de Comunicação da CRB Nacional, refletindo sobre sinodalidade e missão da Igreja no mundo digital 

Guilherme Freitas via MAGIS Brasil 

Nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, participou do 2º Congresso de Comunicação da CRB Nacional, realizado na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo (SP). O encontro reuniu religiosos, comunicadores e especialistas para refletir sobre os desafios da comunicação no mundo digital e na Vida Religiosa Consagrada. 

A Rede foi representada pelo atual Coordenador de Comunicação da Rede, Guilherme Freitas, e pelo Coordenador de Pastoral do Centro MAGIS Anchietanum, David Cordeiro. Também estiveram presentes outros grupos da Província dos Jesuítas do Brasil, confirmando o compromisso de caminhar em sinodalidade junto com a Igreja no Brasil. 

Reflexões sobre comunicação e esperança 

O congresso, promovido pelo Setor de Comunicação da CRB Nacional, trouxe palestras sobre narrativas institucionais, presença digital da Igreja, crises de comunicação e os impactos da inteligência artificial. 

Entre os destaques esteve a conferência da Dra. Nataša Govekar, diretora teológica do Dicastério para a Comunicação do Vaticano. Ela alertou para os riscos do uso excessivo das redes sociais e destacou a missão da comunicação cristã em despertar esperança. 

“Jesus rompe o quadro de desespero e refaz o quadro narrativo. Ele constrói um caminho que leva ao ápice da revelação, despertando uma esperança que já estava dentro. Os jornalistas católicos devem trazer novas perspectivas, não apenas para engajar, mas para despertar um genuíno interesse”, afirmou. 

Já o Dr. Kleberson M. Rodrigues refletiu sobre o papel da liderança no mundo digital, abordando a presença da inteligência artificial nas instituições religiosas. A Ir. Nina Krapić, especialista em comunicação pelo Vaticano, destacou a responsabilidade da Vida Religiosa Consagrada nas mídias sociais, que devem ser vistas não apenas como espaço de divulgação, mas também de diálogo e testemunho. 

Vozes do MAGIS Brasil 

Para David, o congresso reafirma a importância de pensar a comunicação da Igreja a partir do Evangelho: 

“O silêncio e a fuga não são o objetivo, mas podem ajudar a discernir o que transmitir ao mundo. Não estamos aqui para disputar com o grito dos que gritam, mas para anunciar com criatividade que nasce da comunhão fraterna.” 

Já Guilherme ressaltou que a participação expressa o compromisso da Rede com a missão comunicativa da Igreja: 

“Estar aqui é sinal de sinodalidade. Queremos somar nossa voz ao coro da Vida Religiosa Consagrada, para pensar juntos quais passos dar. Esse processo nos ajuda a acompanhar melhor as juventudes na construção de seus projetos de vida, vislumbrando um futuro cheio de esperança, como inspiram as Preferências Apostólicas Universais.” 

Cases e próximos passos 

O encontro também apresentou experiências de hopetelling, como o projeto Cartas para a Boa Mãe, da Província Marista Brasil Centro-Sul; a atuação da Rede Um Grito pela Vida no enfrentamento ao tráfico de pessoas; o projeto Conectadas pela Missão, que capacita religiosas idosas no uso de tecnologias; e o curso Inclusão Digital 50+, voltado para religiosas, religiosos e leigos. 

O congresso foi encerrado com a bênção de envio e o anúncio da próxima edição, marcada para os dias 10 e 11 de setembro de 2026, também em São Paulo, com o tema “Inovação, Tecnologias Emergentes, Humanidades e Comunicação”

Comunicação a serviço da missão 

A participação da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil no Congresso de Comunicação da CRB reforça seu compromisso em colaborar com a missão comunicativa da Igreja. Dessa forma, a Rede soma esforços em sinodalidade com a Vida Religiosa Consagrada, colocando a comunicação a serviço da esperança, do cuidado com a vida e da evangelização junto às juventudes, rompendo o entendimento de um mero instrumento, para um verdadeiro eixo de desenvolvimento de evangelização e pastoral. 

Veja também: 

Compartilhe :
Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Deixe uma resposta