Durante o Jubileu dos Jovens, em Roma, Leão XIV pediu aos jovens que permaneçam unidos a Cristo e levem esperança ao mundo com sua alegria e fé
MAGIS Brasil com Vatican News
Na missa do Jubileu dos Jovens, realizada no último domingo, 03 de agosto de 2025, na esplanada de Tor Vergata, em Roma, o Papa Leão XIV dirigiu-se a mais de um milhão de jovens. Ele os convidou a testemunhar a fé com entusiasmo, seguindo o exemplo de beatos como Piergiorgio Frassati e Carlo Acutis.
“Que esta seja uma ocasião verdadeiramente memorável para todos e cada um de nós, quando juntos, como Igreja de Cristo, seguimos, caminhamos juntos e vivemos com Jesus Cristo”, disse o Papa antes do início da celebração eucarística.
Encontro com Cristo transforma a vida
Inspirando-se no episódio dos discípulos de Emaús, o Pontífice destacou que o encontro com Cristo ressuscitado transforma os sentimentos, os pensamentos e os desejos. Para ele, essa experiência é um chamado à renovação constante da vida no amor e na generosidade.
Comentando as leituras do dia, Leão XIV ressaltou a importância de reconhecer a fragilidade humana como parte da beleza da existência. “Não para uma vida onde tudo é óbvio e parado, mas para uma existência que se renova constantemente no dom, no amor”, afirmou.
Jovens são chamados à santidade
O Papa destacou ainda que a juventude é tempo de busca e de abertura ao infinito:
“Mesmo aos vinte anos, é bom abrir o coração a Deus, deixá-lo entrar, para depois nos aventurarmos com Ele rumo aos espaços eternos do infinito.”
Ao citar Santo Agostinho e São João Paulo II, ele reforçou que o desejo de fazer da vida algo grandioso nasce do encontro pessoal com Jesus. O Papa encorajou os jovens a não se conformarem com pouco, mas a aspirarem à santidade.
Uma fé que contagia
Durante sua homilia, Leão XIV relembrou as experiências vividas pelos jovens nos dias anteriores ao Jubileu como momentos de partilha, perdão, arte e música, e apontou a importância de viver esses encontros como expressão concreta da fé.
“Comprar, acumular, consumir não basta. Precisamos levantar os olhos para perceber que tudo tem sentido na medida em que nos une a Deus e aos irmãos”, declarou.
Ao final da missa, o Santo Padre confiou os jovens à proteção de Maria, Virgem da Esperança, e os exortou:
“Contagiem com o seu entusiasmo e o testemunho da sua fé todos aqueles que encontrarem.”
Uma juventude em missão
A fala do Papa reforça o compromisso da Rede MAGIS Brasil de acompanhar as juventudes em seu caminho de amadurecimento humano e espiritual. Fortalecer a amizade com Jesus e viver a fé com alegria é também missão daqueles que participam das experiências promovidas pelo Programa MAGIS, no Brasil e no mundo.
Veja também







